O Alerta Vermelho (França, 2002)


Talvez este mundo seja o inferno de outro planeta” – Aldous Huxley

Particularmente, a frase acima, reproduzida do início do filme francês “O Alerta Vermelho” (La Sirène Rouge / The Red Siren, 2002), foi uma das mais significativas e sonoras que tive acesso nos últimos anos, e que se aplica perfeitamente no argumento apresentado pelo filme, o qual evidencia a incrível maldade e instinto de violência que existem naturalmente na humanidade.

A história é inicialmente ambientada na França, onde uma menina de doze anos, Alice (Alexandra Negrao), procura a polícia, em especial a detetive Anita Staro (Asia Argento), para denunciar um assassinato cruel praticado por sua mãe perversa, a rica empresária Eva Kristensen (Frances Barber), que gosta de filmar em vídeo caseiro suas vítimas sendo brutalmente torturadas.
Uma vez não existindo meios legais para a condenação da influente mulher, a garota Alice passa a ficar sob a custódia das autoridades policiais e consegue fugir com destino à Portugal, onde estaria seu pai, Stephen Travis (Johan Leysen), supostamente morto num acidente de barco. Porém, enquanto fugia dos capangas de sua mãe, entre eles o mau caráter Koesler (Andrew Tiernan), Alice é resgatada por acaso por Hugo (Jean-Marc Barr), um ex-soldado combatente de guerra e assassino profissional, que trabalha para uma organização libertária secreta e sofre com um sentimento de culpa por causa de um incidente ocorrido no campo de batalha. Ele logo simpatiza com a garota e decide ajudá-la a fugir da mãe assassina e encontrar o pai.
Paralelamente, para tentar localizar Alice, a inspetora Anita parte também em seu encalço, recebendo em Portugal a ajuda de um policial extrovertido, o detetive Oliveira (Edouard Montoute).
Porém, eles não imaginariam que teriam que enfrentar assassinos profissionais contratados para recuperar a menina e trazê-la de volta à mãe, liderados pelo frio e calculista Coronel Vondt (Carlo Brandt).

Dirigido por Olivier Megaton, “O Alerta Vermelho” é um thriller policial com todos os elementos típicos do gênero, com muita ação, violência, pancadaria, perseguições e tiroteios. Não apresenta nada que já não tivesse sido visto em outra produções similares anteriores, mas independente disso, sua maior qualidade é justamente ser um filme honesto e totalmente despretensioso em sua proposta, conseguindo o objetivo de manter a atenção do espectador durante as quase duas horas de projeção, a despeito de todos os clichês e situações absurdas. Falhas como por exemplo, quando um grupo de homens fortemente armados invade um pequeno hotel em Portugal e detona tudo com a artilharia pesada, à procura da menina Alice e de seu protetor Hugo, e mesmo após um longo período de tiroteios, a polícia portuguesa nem apareceu no local.
O filme tem uma dose de violência bastante significativa, conseguindo enfatizar o instinto assassino natural da raça humana, e com isso concebendo cada vez mais credibilidade à memorável frase do escritor Aldous Huxley, sobre nosso mundo ser um inferno de algum outro planeta (não faltam exemplos reais para justificar essa idéia, com tantas guerras e atos de violência urbana espalhados em todos os países).

“O Alerta Vermelho” foi lançado no mercado brasileiro no formato DVD em Junho de 2005, distribuído pela “Europa”.
Curiosamente, no pequeno hotel português, o recepcionista está assistindo uma partida de futebol com um jogo do Flamengo, inclusive com a narração original brasileira, onde até aparece um gol do time rubro negro. É interessante notar como o Flamengo, por ser um dos times mais populares do Brasil, foi o escolhido para aparecer no filme, e nos últimos anos o time carioca somente tem lutado para escapar do rebaixamento do Campeonato Brasileiro (no dia 16/10/05 o Flamengo conseguiu a proeza de tomar uma histórica goleada de 6 a 1 jogando em casa, na Ilha do Governador, para o tricolor paulista São Paulo).

“O Alerta Vermelho” (La Sirène Rouge / The Red Siren, França, 2002) # 345 – data: 18/10/05 – avaliação: 7 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 26/04/06)