Água Negra (2005)


O cineasta carioca Walter Salles teve como seu primeiro filme em língua inglesa a produção “Água Negra” (Dark Water, 2005), que estreou nos cinemas brasileiros em 12/08/05. O filme segue a tendência desse início do século XXI do mercado americano investir em refilmagens de filmes de horror japoneses. Nesse caso trata-se de mais um thriller psicológico com elementos sobrenaturais que não conseguiu conquistar a atenção do público, e que foi inspirado numa produção japonesa de 2002.
A história apresenta o drama enfrentado por uma jovem mãe, Dhalia (Jennifer Connelly), recentemente divorciada, em tentar seguir sua vida com a pequena filha Cecilia (Ariel Gade), evitando o máximo possível que as conseqüências da separação prejudique as relações com a garota. Ela se muda para um apartamento em condições precárias num bairro pobre de New York, e o maior desafio de adaptação em sua nova moradia é enfrentar uma misteriosa e indesejada infiltração de “água negra” acumulando-se no teto do quarto, vinda do andar de cima, supostamente vazio, e que era habitado por uma família onde o pai e a mãe abandonaram a filha pequena.
“Água Negra” é um suspense psicológico com uma narrativa bastante lenta e que provavelmente não irá agradar aqueles que estão esperando ação, sangue e sustos. A história é apenas convencional servindo mais como um drama familiar que esbarra no sobrenatural, tendo alguma movimentação somente próximo de seu final, mas nada que mereça grandes destaques. Pelo contrário, é mais um filme que explora o tema de fantasmas perturbados de crianças, algo que já se transformou num clichê que não desperta mais tanto interesse. Mas ainda assim, é uma diversão rápida e sutil para os fãs de horror psicológico.

“Água Negra” (Dark Water, Estados Unidos, 2005) – avaliação: 6 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 25/04/06)