2000.1 - Um Maluco Perdido no Espaço (2000)


Em 27/07/01 estreou com grande atraso nos cinemas brasileiros (a produção é canadense de 2000) a comédia “2000.1 – Um Maluco Perdido no Espaço” (2001 – A Space Travesty), novamente com o comediante Leslie Nielsen, das séries “Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu” e “Corra Que a Polícia Vem Aí”.
Quem viu o jovem Nielsen estrelando o clássico da ficção científica de 1956 “Planeta Proibido”, com Walter Pidgeon, Anne Francis e Warren Stevens, nunca imaginaria que o ator decolasse sua carreira mesmo somente muitos anos mais tarde e fazendo filmes de humor. Atualmente, já bem velho, ele é a cara de vários filmes de comédia, sendo um dos maiores e mais requisitados humoristas do cinema.
Dessa vez ele interpreta um agente federal super atrapalhado chamado Dick Dix, que é requisitado para uma missão secreta na base espacial Vega, fundada e mantida pelos humanos na Lua, e povoada por todos os tipos de alienígenas possíveis. Lá, existem rumores que um plano maquiavélico alienígena está em andamento clonando as principais personalidades da Terra, e entre elas, o Presidente dos Estados Unidos, que na época da produção era Bill Clinton. Dix é então enviado para investigar a suposta possibilidade do presidente real estar prisioneiro em Vega, com seu clone atuando na Casa Branca.
Na verdade o filme é uma paródia com citações à diversos filmes de ficção científica, desde “2001 – Uma Odisséia no Espaço” (principalmente esse, emprestando a idéia do nome, utilizando várias referências e logicamente aproveitando o momento propício para a paródia), passando por “Guerra nas Estrelas” e “Homens de Preto” com seus exóticos alienígenas, e com citações a “Jornada nas Estrelas” e até o recente “O Sexto Sentido” (“Eu vejo pessoas mortas...”). No filme, desfilam diversos sósias de personalidades importantes mundiais de vários segmentos como os famosos três tenores comandados por Luciano Pavarotti, o papa João Paulo II, os cantores pop stars Madonna e Prince, o vilão iraquiano Saddam Hussein, o presidente americano Bill Clinton e a primeira dama Hillary, até rápidas aparições de Monica Levinski e até de Elvis Presley.
Tem alguns poucos momentos engraçados, mas no geral a história é ridícula, os efeitos especiais são medíocres (os alienígenas mais parecem fantasias de borracha da época da série de TV “Ultraman”, e percebemos facilmente que os cenários externos são maquetes), além do fato que no elenco apenas Leslie Nielsen consegue manter um pouco a atenção e diversão discreta. Ele que já participou antes de uma outra paródia de filme fantástico, no igualmente sem graça “Drácula, Morto Mas Feliz” (1996). Certamente existe algo muito errado com esse filme, pois é uma comédia em que dificilmente o público ri e que aguardamos ansiosamente que termine.

“2000.1 – Um Maluco Perdido no Espaço” (2001 – A Space Travesty, Canadá, 2000) – avaliação: 3 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 25/04/06)