“O Homem desenvolveu a sua tecnologia e a tecnologia tornou-se um
monstro e o destruiu.”
– Sr. Clark (Forrest J. Ackerman) –
curador de um museu num mundo pós-apocalíptico
A ideia básica do filme “The
Aftermath” (EUA, 1982) sempre foi um tema muito explorado no cinema de
horror e ficção científica, mas também igualmente interessante, ao mostrar o
mundo selvagem após a devastação por uma guerra nuclear, com a decadência da
humanidade transformando-se em escória dividida entre mutantes radioativos e
gangues de assassinos brutais. Dirigido, escrito e produzido por Steve Barkett,
que também é o ator principal, o filme está disponível no Youtube com opção de
legendas em português.
Na história, dois astronautas retornam à Terra depois de uma
missão espacial com a nave “Nautilus”, e encontram o planeta destruído por uma
guerra atômica e biológica. Newman (Steve Barkett) e Mathews (Larry Latham)
caminham por um mundo desolado, mais especificamente em Los Angeles,
Califórnia, e são atacados por mutantes afetados pela radiação e enfrentam a
fúria de um grupo de rebeldes arruaceiros matadores cruéis de mulheres e
crianças, liderados pelo vilão Cutter (Sid Haig, o Capitão Spaulding de “A Casa
dos 1000 Corpos” e “Rejeitados pelo Diabo”).
Eles também precisam se proteger de tempestades radioativas e
conhecem o curador de um museu, interpretado pelo lendário Forrest J. Ackerman,
famoso colecionador e dono de um acervo precioso de itens originais de memorabília
e adereços de filmes de horror e FC, além de editor da revista “Famous Monsters
of Filmland”, criada em 1958. Doente terminal, ele pede para Newman cuidar de um
menino, Christopher (interpretado pelo filho do diretor, Christopher Barkett). Na
jornada pelo caos de um mundo devastado, o astronauta também encontra uma jovem
fugitiva da gangue de Cutter, Sarah (Lynne Margulies), por quem se apaixona.
Ele também resgata das garras dos assassinos uma mulher, Helen (Linda Stiegler)
e sua filha pequena Laura (Laura Anne Barkett, filha do diretor, também
conhecida como Laura McQuay).
Constantemente ameaçado por mutantes canibais e perseguidos pelo
grupo psicótico de Cutter, Newman terá que lutar bravamente pela vida e para proteger
seus novos acompanhantes nesse ambiente hostil de um mundo desolado pela guerra
nuclear.
“The Aftermath”, como a maioria dos filmes independentes com
produção de baixo orçamento, tem qualidades e defeitos já esperados e sempre identificados
pelos apreciadores do cinema fantástico bagaceiro. Como já mencionado, o
argumento de uma aventura pós-apocalíptica normalmente desperta interesse, com
um planeta destruído por uma hecatombe nuclear, trazendo consequências como
ataques de mutantes e ações de assassinos impiedosos num novo mundo sem leis e
apenas a luta instintiva pela sobrevivência.
Tem uma considerável quantidade de violência com mortes sangrentas
e uma ousadia diferenciada dos realizadores em mostrar mulheres e crianças
inocentes assassinadas. Tem os mutantes disformes com uma maquiagem bizarra
digna dos filmes bagaceiros com monstros criados pela exposição à radiação. Tem
a nave espacial com seu interior colorido e repleto de painéis com botões,
interruptores e luzes piscando, e uma cena extremamente tosca simulando sua
queda no oceano (ou “uma miniatura mergulhando numa piscina”). Tem o plano
geral com os escombros de uma grande cidade destruída pela guerra. E tem a
presença ilustre numa ponta de Forrest J. Ackerman (1916 / 2008), nome
completamente associado ao gênero Horror e Ficção Científica na literatura e
cinema.
O filme poderia ter uma duração bem menor do que seus 95 minutos,
eliminando vários momentos entediantes com lutas e perseguições, principalmente
o longo confronto com tiroteios entre Newman e o maníaco Getman (Alfie Martin),
da gangue de Cutter. Exceto por Sid Haig como um ótimo vilão sanguinário, o
elenco é bem ruim, com interpretações sofríveis que não convencem ou não se
alinham com o caos de um mundo em ruínas, principalmente as crianças (filhos do
diretor).
Vale registrar duas curiosidades bizarras: Uma refilmagem não
oficial foi lançada em 1987 chamada “1999 – O Sobrevivente do Fim do Mundo”
(Survivor), que utilizou o mesmo enredo de um astronauta que retorna à Terra
encontrando um mundo devastado pela guerra. E o filme ganhou um título
alternativo oportunista, “Zombie Aftermath”, com um cartaz sensacionalista
mostrando um mutante bem diferente dos encontrados no filme.
(RR – 21/04/25)