The Aftermath (EUA, 1982)

 


“O Homem desenvolveu a sua tecnologia e a tecnologia tornou-se um monstro e o destruiu.”

– Sr. Clark (Forrest J. Ackerman) – curador de um museu num mundo pós-apocalíptico

 

A ideia básica do filme “The Aftermath” (EUA, 1982) sempre foi um tema muito explorado no cinema de horror e ficção científica, mas também igualmente interessante, ao mostrar o mundo selvagem após a devastação por uma guerra nuclear, com a decadência da humanidade transformando-se em escória dividida entre mutantes radioativos e gangues de assassinos brutais. Dirigido, escrito e produzido por Steve Barkett, que também é o ator principal, o filme está disponível no Youtube com opção de legendas em português.

 

Na história, dois astronautas retornam à Terra depois de uma missão espacial com a nave “Nautilus”, e encontram o planeta destruído por uma guerra atômica e biológica. Newman (Steve Barkett) e Mathews (Larry Latham) caminham por um mundo desolado, mais especificamente em Los Angeles, Califórnia, e são atacados por mutantes afetados pela radiação e enfrentam a fúria de um grupo de rebeldes arruaceiros matadores cruéis de mulheres e crianças, liderados pelo vilão Cutter (Sid Haig, o Capitão Spaulding de “A Casa dos 1000 Corpos” e “Rejeitados pelo Diabo”).

Eles também precisam se proteger de tempestades radioativas e conhecem o curador de um museu, interpretado pelo lendário Forrest J. Ackerman, famoso colecionador e dono de um acervo precioso de itens originais de memorabília e adereços de filmes de horror e FC, além de editor da revista “Famous Monsters of Filmland”, criada em 1958. Doente terminal, ele pede para Newman cuidar de um menino, Christopher (interpretado pelo filho do diretor, Christopher Barkett). Na jornada pelo caos de um mundo devastado, o astronauta também encontra uma jovem fugitiva da gangue de Cutter, Sarah (Lynne Margulies), por quem se apaixona. Ele também resgata das garras dos assassinos uma mulher, Helen (Linda Stiegler) e sua filha pequena Laura (Laura Anne Barkett, filha do diretor, também conhecida como Laura McQuay).

Constantemente ameaçado por mutantes canibais e perseguidos pelo grupo psicótico de Cutter, Newman terá que lutar bravamente pela vida e para proteger seus novos acompanhantes nesse ambiente hostil de um mundo desolado pela guerra nuclear.

 

“The Aftermath”, como a maioria dos filmes independentes com produção de baixo orçamento, tem qualidades e defeitos já esperados e sempre identificados pelos apreciadores do cinema fantástico bagaceiro. Como já mencionado, o argumento de uma aventura pós-apocalíptica normalmente desperta interesse, com um planeta destruído por uma hecatombe nuclear, trazendo consequências como ataques de mutantes e ações de assassinos impiedosos num novo mundo sem leis e apenas a luta instintiva pela sobrevivência.

Tem uma considerável quantidade de violência com mortes sangrentas e uma ousadia diferenciada dos realizadores em mostrar mulheres e crianças inocentes assassinadas. Tem os mutantes disformes com uma maquiagem bizarra digna dos filmes bagaceiros com monstros criados pela exposição à radiação. Tem a nave espacial com seu interior colorido e repleto de painéis com botões, interruptores e luzes piscando, e uma cena extremamente tosca simulando sua queda no oceano (ou “uma miniatura mergulhando numa piscina”). Tem o plano geral com os escombros de uma grande cidade destruída pela guerra. E tem a presença ilustre numa ponta de Forrest J. Ackerman (1916 / 2008), nome completamente associado ao gênero Horror e Ficção Científica na literatura e cinema.

O filme poderia ter uma duração bem menor do que seus 95 minutos, eliminando vários momentos entediantes com lutas e perseguições, principalmente o longo confronto com tiroteios entre Newman e o maníaco Getman (Alfie Martin), da gangue de Cutter. Exceto por Sid Haig como um ótimo vilão sanguinário, o elenco é bem ruim, com interpretações sofríveis que não convencem ou não se alinham com o caos de um mundo em ruínas, principalmente as crianças (filhos do diretor).    

Vale registrar duas curiosidades bizarras: Uma refilmagem não oficial foi lançada em 1987 chamada “1999 – O Sobrevivente do Fim do Mundo” (Survivor), que utilizou o mesmo enredo de um astronauta que retorna à Terra encontrando um mundo devastado pela guerra. E o filme ganhou um título alternativo oportunista, “Zombie Aftermath”, com um cartaz sensacionalista mostrando um mutante bem diferente dos encontrados no filme.    

 

(RR – 21/04/25)