O Cérebro (The Brain, EUA / Canadá, 1988)



Na pequena cidade americana de Meadowvale, existe um Instituto de Pesquisas Psicológicas (com uma arquitetura futurista que mais parece uma gigantesca nave espacial), que é dirigido pelo “cientista louco” Dr. Anthony Blakely (David Gale), auxiliado pelo violento enfermeiro Verna (George Buza). Ele tem um programa de TV chamado “Pensamento Independente”, com o suposto objetivo de ajudar as pessoas com seus conflitos interiores. Mas, o que interessa mesmo é a lavagem cerebral e o controle da mente de seus telespectadores, induzindo-os a cometer assassinatos e suicídios sob a influência de terríveis alucinações. Alimentando com suas ondas cerebrais e às vezes até literalmente com suas próprias carnes, uma criatura alienígena similar a um enorme cérebro, que pretende dominar o mundo. Porém, surge em seu caminho um casal de namorados adolescentes fúteis, o rebelde Jim Majelevski (Tom Breznahan), e a bela Janet (Cindy Preston), que resiste ao seu controle e tenta alertar as pessoas sobre sua existência ameaçadora.   
O Cérebro” (The Brain, EUA / Canadá, 1988) tem direção de Edward Hunt e roteiro de Barry Pearson, que fizeram juntos alguns outros filmes do gênero como “Plague” (1979), “Aniversário Sangrento” (1981) e “Alien Warrior” (1986). É um típico filme bagaceiro que até lembra um pouco aquelas divertidas tranqueiras dos anos 50 do século passado, com sua estética de produção barata, história bizarra, personagens patéticos e efeitos toscos.
Algumas cenas são tão ruins que até ficam hilárias, com direito a decapitação com um machado sem uma única gota de sangue, ou um ataque de motosserra rasgando a barriga de uma vítima, também sem a presença do líquido vermelho, que deveria jorrar em profusão, ou ainda uma cabeça sendo arrancada do corpo com um simples soco. Sem contar a total displicência do roteiro, totalmente desinteressado com detalhes ou coerência, citando como exemplo o simples fato do cérebro alienígena aparecer do nada e devorar suas vítimas, não esclarecendo como seria sua inverossímil locomoção.
Porém, por outro lado, a despeito do desfile de bobagens do roteiro, é interessante ressaltar uma pertinente crítica aos meios de comunicação, principalmente a televisão, pelos métodos utilizados para manipular as pessoas (nesse caso, incitando-as à violência e tornando-as marionetes sob o controle do “Cérebro”).   
Por curiosidade, vale registrar que o ator inglês David Gale (1936 / 1991), fez o papel alguns anos antes do igualmente “cientista louco” Dr. Carl Hill, no sangrento e cultuado “Re-Animator” (1985), onde também perdeu literalmente a cabeça. E que o filme já foi lançado no Brasil em VHS pela “Tec Home”, porém aguarda ainda alguma distribuição em DVD.   

O Cérebro” (The Brain, EUA / Canadá, 1988) # 573 – data: 30/01/12
www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 30/01/12)