Jarbas (livro de André Bozzetto Jr., 2011)



"... Presas pontiagudas brotaram de suas gengivas, os dedos se distendiam e suas unhas se transformavam em garras afiadas, sua coluna vertebral se prolongava dando maior envergadura ao seu tronco; os ossos da face ressaltaram para a frente formando uma espécie de fuço lupino de grandes proporções; as orelhas se tornavam enormes e protuberantes..."

Jarbas é um lobisomem grotesco, demoníaco e ultra violento, conhecido como "decapitador" por seu costume de arrancar as cabeças das vítimas. O livro de André Bozzetto Jr. narra 25 anos de sua trajetória como monstro assassino sanguinário e apresenta inúmeros personagens que cruzaram seu caminho, desde vítimas inocentes, ou marginais como prostitutas, drogados e traficantes, passando por caçadores de lobisomens e até criaturas da mesma espécie, mas como inimigos mortais (devido ao fato de Jarbas sempre agir de forma debochada e despreocupada com a discrição, chamando a atenção da humanidade para a especulação da existência dos licantropos).

"... Emitindo um urro tão potente que fez até as janelas do quarto vibrarem, o lobisomem se lançou sobre o frágil corpo da mulher, derrubando-a ao chão para em seguida rasgar sua garganta com uma mordida violenta e brutal..."

O livro tem leitura fácil e agradável, tanto que devorei suas quase 250 áginas em apenas 3 dias seguidos. Por se tratar de uma overdose de sangue e violência, é inevitável que em alguns momentos tenhamos a impressão de certa repetição dos eventos narrados, com similaridades nos ataques de Jarbas e outros lobisomens. Mas, a história apresenta o todo o tempo diversas situações interessantes que procuram manter a atenção do leitor.

"... Diante dos olhos estarrecidos do garoto, o lobisomem agarrou a cabeça do cadáver e, com um único e vigoroso movimento, arrancou-a do corpo..."

Uma de suas melhores qualidades e já uma marca registrada do autor, é a intenção acertada em sempre retratar a figura do lobisomem como uma fera insana desprovida de piedade, que utiliza sua força descomunal e características selvagens para saciar sua sede de sangue e fome de carne, destroçando com fúria bestial suas vítimas.
"Jarbas" é literatura de horror puro, com a presença de elementos que nos remetem ao Brasil, com ambientação no sul do país e na maioria das vezes nas regiões rurais, e que vale uma conferida. Porém, é prudente ficar atento para a imensa quantidade de sangue, vísceras e pedaços de cérebros que poderão escorrer de suas páginas, manchando suas mãos de vermelho e povoando seus pesadelos com os uivos guturais de criaturas licantrópicas ávidas por degustar sua carne sob a luz do luar.

"... e com extrema brutalidade, cravou suas presas na garganta do inimigo e dali arrancou um grande naco de carne, fazendo com que o sangue do oponente jorrasse pela sala. Não satisfeito, ainda torceu a cabeça do adversário até o limite do que era fisicamente possível e depois a arrancou..."

JARBAS – Autor: André Bozzetto Junior (bozzettojunior@yahoo.com.br). Editora: “Estronho”. Páginas: 248. Prefácio: Giulia Moon. Texto da orelha: Petter Baiestorf. Capa: Andrei Bressan. Ilustrações Internas: Christiano Carstensen Neto.   Blog: http://www.escriturasdaluacheia.blogspot.com

Jarbas” (livro de André Bozzetto Jr., 2011) # 572 – data: 01/01/12
www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 01/01/12)