A Revolta dos Zumbis (Revolt of the Zombies, EUA, 1936)


A Revolta dos Zumbis” (Revolt of the Zombies, 1936) é um filme em preto e branco com apenas 65 minutos de duração, e produção de baixo orçamento dos irmãos Halperin (Victor Halperin foi o diretor e Edward Halperin o produtor). As atuações do elenco são teatrais, algo típico do período, e o argumento básico esbarra no gênero fantástico, explorando assuntos como magia negra e ocultismo que são utilizados inadvertidamente para manipular a mente das pessoas, transformando-as em escravos zumbis. Ao dono do conhecimento do segredo proibido, é conferido o poder incomensurável de se criar um exército de soldados zumbis capazes de conquistar o mundo.
Durante a Primeira Guerra Mundial, uma expedição formada por representantes de várias nações imperialistas vai até um pequeno país oriental à procura de um perigoso segredo ancestral capaz de transformar pessoas em zumbis. O tradutor de idiomas antigos Armand Louque (Dean Jagger) foi quem descobriu a fórmula secreta. E por estar apaixonado por um amor não correspondido da bela Claire (Dorothy Stone), filha do General Duval (George Cleveland), que na verdade ama o inglês Clifford Grayson (Robert Nolan), Louque decide manipular todos à sua volta, criando uma legião de zumbis ao seu dispor. Mas, como na maioria dos filmes da época, e parar agradar ao grande público, um desfecho punitivo está reservado ao vilão.
Lançado em DVD no Brasil, o filme tem um título sonoro, mas a narrativa é lenta demais, com um roteiro sem ousadia e totalmente previsível, dificultando uma empatia com o espectador. É considerado um dos precursores dos filmes de zumbis, assim como também seu antecessor “Zumbi Branco” (White Zombie, 1932), com o eterno “Drácula” Bela Lugosi, e igualmente produzido pelos irmãos Halperin, apresentando zumbis bem diferentes dos agressivos comedores de carne humana, que foram introduzidos magnificamente pelo mestre George Romero no clássico “A Noite dos Mortos-Vivos” (Night of the Living Dead, 1968), influenciando uma infinidade de filmes seguintes. Em “A Revolta dos Zumbis” as pessoas são enfeitiçadas por magia negra, que perdem o auto-controle transformando-se em escravos obedientes sem consciência. Apesar dos defeitos, vale a pena conhecer um filme antigo que apresentou uma história de zumbis há 75 anos atrás.
Curiosamente e de forma não creditada, as várias cenas onde aparecem os olhos manipuladores do poder oculto sobre os zumbis são de Bela Lugosi, retirados de “Zumbi Branco”.

“A Revolta dos Zumbis” (Revolt of the Zombies, EUA, 1936) # 546 – data: 16/02/10
www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 16/02/10)