A Noite do Lobo (Moon of the Wolf, EUA, 1972)



Lançado em DVD no Brasil, “A Noite do Lobo” (Moon of the Wolf, 1972), conta a história típica de uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos, onde um xerife caipira, Aaron Whitaker (David Janssen), investiga o brutal assassinato de uma jovem, supostamente atacada por cães selvagens. Porém, sua linha de investigação o leva para uma descoberta bem pior.
É uma produção diretamente para a televisão, com um elenco formado por David Janssen, o eterno “fugitivo” Dr. Richard Kimble da série de TV “O Fugitivo” (The Fugitive, 1963 / 67), Bradford Dillman (de “A Fuga do Planeta dos Macacos” e do episódio baseado em H. P. Lovecraft “O Modelo de Pickman”, da série de TV “Galeria do Terror”), e o veterano Royal Dano, um rosto conhecido por uma infinidade de papéis coadjuvantes, numa vasta carreira com quase 180 participações em séries e filmes.
Embora o roteiro de “A Noite do Lobo” seja bem previsível, uma vez que adivinhamos a identidade do assassino com muita antecedência, o espectador é convidado a acompanhar a investigação policial do xerife Whitaker para a solução do mistério, abordando a sempre interessante temática do mito do lobisomem. As cenas de horror nos ataques da fera são sutis e a maquiagem do homem transformado em lobo é simples, mas ainda assim o filme garante alguma diversão rápida em cerca de 75 minutos, principalmente pela honestidade em contar uma história clichê e despretensiosa.

“A Noite do Lobo” (Moon of the Wolf, EUA, 1972) # 544 – data: 16/02/10
www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 16/02/10)