The 8th Plague (EUA, 2006)


“Não importa se você acredita no inferno... Porque o inferno acredita em você”

Logo após assistir “The 8th Plague” (2006), a sensação imediata que se tem é a de um filme de baixo orçamento, produzido por uma equipe e elenco desconhecidos. A direção é de Franklin Guerrero Jr. e roteiro é de Eric Williford. A história é superficial ao extremo e dá a nítida impressão de ser apenas um pretexto para a exposição de uma overdose de cenas sangrentas. Porém, o filme é honesto e despretensioso, ou seja, a idéia é manchar a tela de vermelho, e nesse caso é apenas isso que interessa e importa.

Launa (Leslie Ann Valenza) é uma mulher que mora com sua irmã Nikki (Laura Chaves). Quando Nikki não retorna de um acampamento nas montanhas da pequena cidade de “Halcyon Springs”, principalmente no dia do aniversário do funeral de seus pais, quando costumam visitar o cemitério, Launa fica preocupada e juntamente com o casal de amigos Crystal (Hollis Zemany) e Gavin (Jonathan Rockett), decidem viajar para procurá-la. Encontram sua barraca vazia no meio da floresta e pedem ajuda ao debochado xerife local, Jack Stiver (Paul Bugelski), que não dá a atenção necessária para o caso e pede para seu assistente Buck (Terry Jernigan) que procure a moça numa penitenciária abandonada próxima ao local do acampamento. A prisão tem um passado sinistro, pois ocorreu um motim sangrento e de origem misteriosa. Para ajudá-los na investigação do desaparecimento de Nikki, eles recorrem a um antigo guarda da penitenciária, Mason (Dj Perry), que ainda mora nas proximidades. Lá chegando, eles são obrigados a lutar por suas vidas ao encontrarem um local amaldiçoado por um antigo demônio que quer se apossar de suas almas através dos olhos, ao visualizarem um perigoso sinal cabalístico pichado de sangue nas paredes.

“The 8th Plague” tem relações com a lenda religiosa sobre as pragas lançadas contra um rei egípcio num passado longínquo. Agora um poderoso demônio da escuridão até então oculto foi despertado e quer dominar a humanidade. A história não é banal, mas é simples demais. Não há maiores detalhes, revelações ou informações quaisquer, e parece mesmo que o objetivo é apenas criar uma premissa básica para um massacre sangrento. Existem várias falhas no roteiro com situações criadas tipicamente para facilitar o trabalho de quem escreveu a história. Temos as inevitáveis frases imbecis e óbvias como “temos que sair daqui, pois alguma coisa está errada”, de autoria de Launa, logo após ela ter sido brutalmente atacada por um amigo desfigurado e possuído pelo demônio. A penitenciária poderia ter um aspecto bem mais sombrio, onde faltou um trabalho melhor de qualidade da equipe de produção responsável em torná-la abandonada e como um local maldito e depressivo. Os poucos personagens são completamente superficiais, o roteiro não tem a menor intenção em apresentá-los ao espectador. A única função deles é morrer de forma violenta.
Em compensação (sendo a real proposta do filme), após os momentos iniciais mais lentos, com ênfase num clima de horror psicológico, com a chegada do grupo na penitenciária abandonada para investigar o sumiço de Nikki, o roteiro passa a explorar a possessão demoníaca dos invasores da prisão, com um derramamento de sangue de grandes proporções. De violentos golpes de machado, passando por decapitação, desmembramento, cabeça esmagada com pedra, cérebro, tripas e vísceras expostas, até olhos arrancados das órbitas, corpo perfurado por broca, mutilações e todo tipo de atrocidades. Para completar a sangueira, e fechando em grande estilo, ainda temos um final depressivo e pessimista. A capa do DVD também é um destaque, mostrando uma moça no meio de uma floresta, com um olhar sinistro e segurando um machado ensangüentado. “The 8th Plague” é altamente recomendável para quem não se importa com uma história simples demais e quer ver sangue e violência em excesso.
Obs.: O diretor Franklin Guerrero Jr. parece que tem a intenção de se especializar em filmes violentos, pois em 2008 ele lançou outra produção sangrenta ao extremo, com o título de “Carver”.


“The 8th Plague” (The 8th Plague, Estados Unidos, 2006) # 432 – data: 15/04/07 – avaliação: 8 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 17/04/07)