La Raiz del Mal (Espanha, 2008)


Exibido no dia 14/11/09 no evento de cinema fantástico “4º CineFantasy”, em São Paulo, na “Biblioteca Viriato Corrêa” (Vila Mariana), o filme espanhol “La Raiz del Mal”, dirigido por Adrián Cardona e distribuído pela produtora “Imagen Death”, é um banho de sangue de proporções colossais, tanto que depois que saí da sala de exibição, logo pensei na necessidade dos funcionários da Biblioteca de entrarem para limpar o chão embaixo da tela de tanto sangue escorrido e tripas espalhadas...

A história é simples demais e até banal, num grande clichê: um povoado rural tranquilo é ameaçado por uma lenda antiga onde durante a noite os homens são atacados por violentos demônios da floresta, e as mulheres são sequestradas para sofrerem na pele as piores torturas. Uma bela camponesa chamada Ara é portadora de um segredo que pode mudar o tormento que envolve o lugar.

Há muitos anos atrás, publiquei no meu fanzine impresso “Astaroth” um flyer da “Imagen Death”, de Javier Perea, que na época era um fanzine de horror underground oriundo de Toledo, na Espanha. Passados quase quinze anos depois, vejo que é um selo divulgador de filmes extremos de horror como esse “La Raiz del Mal”, que começa com uma história de camponeses que até lembra muitos filmes da produtora inglesa “Hammer”, com aquele clima de aldeões atormentados por lendas malditas, e que passa rapidamente para uma enxurrada sem fim de confrontos sangrentos entre um grupo de lenhadores e demônios do bosque, com muita carne humana destroçada e banhos imensos de sangue para todos os lados, num excesso de violência gráfica. Tanto sangue e vísceras expostas conseguem até incomodar pela repetitividade dos eventos deixando a história, que já é fraca, para um plano secundário. O filme até que diverte ao longo dos cem minutos de duração, mas confesso que também cansa em alguns momentos por causa do exagero de violência. O maior mérito que deve ser enaltecido e registrado é o imenso esforço da equipe técnica na realização dos efeitos especiais à moda antiga, sem o uso artificial da computação gráfica, investindo exclusivamente na criatividade e trabalho exaustivo na concepção das melecas e gosmas asquerosas que simulam as cenas “gore”. Como curiosidade, até a presente data de finalização desse texto, não encontrei nenhum registro do filme no tão conceituado e “completo” site “IMDb” (Internet Movie Database), que é o maior banco de dados de cinema do mundo, tornando “La Raiz del Mal” ainda mais obscuro.

“La Raiz del Mal” (Espanha, 2008) # 538 – data: 16/11/09
www.bocadoinferno.com / www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 16/11/09)