Nightmares and Dreamscapes: From the Stories of Stephen King (EUA / Austrália, 2006)


Battleground (episódio 1 / 60 min.)
Mini série de TV baseada em histórias de Stephen King. O episódio “Battleground” tem roteiro de Richard Christian Matheson, filho do grande Richard Matheson, veterano especialista em contos de horror e FC. O conceituado ator William Hurt é o assassino profissional Jason Renshaw, que após matar um bem sucedido fabricante de misteriosos brinquedos, recebe um pacote em seu apartamento contendo uma equipe do exército em miniatura, com soldados, armas e helicópteros. O aparentemente inofensivo brinquedo torna-se um instrumento de vingança numa batalha sangrenta no apartamento do assassino. Ótima história, efeitos especiais caprichados e atuação marcante de William Hurt, que não diz uma única palavra. Uma hora de diversão garantida.

Crouch End (episódio 2 / 60 min.)
Um jovem casal americano recém casado, Lonnie Freeman (Eion Bailey) e Doris (Claire Forlani), viajam em lua de mel para Londres, Inglaterra. Uma vez lá, o homem, um advogado bem sucedido, recebe um convite para um jantar de negócios. Ao se dirigirem ao destino, ele e sua esposa vão parar num subúrbio misterioso e obscuro chamado “Crouch End”, onde dimensões paralelas habitadas por criaturas bizarras se misturam o tempo todo, causando grande confusão. Nesse episódio da mini série de TV “Nightmares and Dreamscapes: From the Stories of Stephen King”, percebe-se claramente a influência e homenagem de King ao mestre igualmente cultuado H. P. Lovecraft, o criador dos “Mitos de Cthulhu” e de toda uma horda de seres indizíveis e imemoriais.

Umney´s Last Case (episódio 3 / 60 min.)
Um detetive particular nas Los Angeles de 1938 (William H. Macy) é um homem sedutor, admirado pelas mulheres e bem sucedido nos casos em que é contratado para a investigação. Porém, repentinamente, ele acorda um dia e as coisas a sua volta estão alteradas, principalmente depois que encontra um misterioso escritor parecido com ele fisicamente e que informa que sua vida é apenas uma ficção. O escritor busca uma fuga de sua realidade, após a morte trágica e prematura de seu filho pequeno e a conseqüente crise no relacionamento com a esposa. Esse é um episódio menos interessante e o destaque fica por conta da ótima interpretação dupla de William H. Macy, outro ator renomado que contribuiu para a série com seu talento.

The End of the Whole Mess (episódio 4 / 60 min.)
Um cineasta, Howard Fornoy (Ron Livingston), está fazendo um último e derradeiro documentário, onde conta a história de seu irmão Robert (Henry Thomas, eternamente lembrado como o garotinho Elliott de “ET – O Extraterrestre”, 1982), que sempre teve uma inteligência muito acima da média. Porém, numa das invenções dele, com o objetivo de eliminar a violência cada vez mais crescente no mundo, não imaginou um efeito colateral com conseqüências apocalípticas. Outro episódio de interesse menor, principalmente por causa do tema clichê (a disseminação de uma epidemia sem controle) e algumas situações exageradas (como a forma escolhida para colocar em prática a invenção que eliminaria a violência urbana e daria um fim às guerras).

The Road Virus Heads North (episódio 5 / 60 min.)
Richard Kinnell (Tom Berenger) é um famoso escritor de livros de horror, que após participar de uma convenção e fazer um exame médico preliminar, descobre a possibilidade de um problema sério no resultado. Abalado com a notícia, as coisas pioram progressivamente depois que ele compra um misterioso quadro com uma pintura bizarra, de autoria de um homem que se suicidou. A partir daí, o escritor passa a ser atormentado por visões de um assassino, enquanto não consegue se livrar do quadro, cuja ilustração muda-se constantemente. Tom Berenger é um grande ator, mas não foi capaz de conseguir despertar o interesse nessa história fraca de Stephen King, resultando em outro episódio comum e esquecível da série.
“Nightmares and Dreamscapes: From the Stories of Stephen King” (Estados Unidos / Austrália, 2006) # 507 – data: 02/08/08
www.bocadoinferno.com / www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 02/08/08)