Lake Mungo (Austrália, 2008)


Lake Mungo” é mais um falso documentário, dessa vez vindo da Austrália, aumentando as estatísticas de produções recentes que adotaram esse estilo, como “Cloverfield”, “Rec”, “Atividade Paranormal”, “O Último Exorcismo” e outros.
A história é centralizada no mistério que envolve a morte por afogamento da adolescente Alice Palmer (Talia Zucker) num imenso lago. Sua família é formada pelo pai Russell (David Pledger), a mãe June (Rosie Treynor) e o irmão Mathew (Martin Sharpe). Eles ficam obviamente abalados com a tragédia, porém os problemas aumentam quando surgem estranhas evidências do paradeiro da moça em fotos e filmagens, levando-os a investigar o caso e procurar a ajuda de um veterano médium, Ray Kemeny (Steve Jodrell).
Ao contrário dos outros falsos documentários, “Lake Mungo” é um filme até esforçado em tentar envolver o espectador no mistério da jovem morta, mas esbarra em inúmeros momentos tediosos que dificultam nosso interesse na história. Alice Palmer é realmente cheia de segredos e o roteiro investe em várias reviravoltas e revelações, mas é frustrante constatar que o elo de ligação com o sobrenatural e consequentemente o horror é frágil demais, quase inexistente, aliado com um final insignificante.

“Lake Mungo” (Austrália, 2008) # 558 – data: 02/10/10
www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 03/10/10)

O Último Exorcismo (The Last Exorcism, EUA / França, 2010)


No dia 24/09/10 entrou em cartaz nos cinemas brasileiros “O Último Exorcismo” (The Last Exorcism), um filme situado no subgênero do Horror sobre “possessão demoníaca”, dirigido por Daniel Stamm e com produção de Eli Roth (cineasta conhecido pelos sangrentos “O Albergue” e “Cabana do Inferno”).
O pastor Cotton Marcus (Patrick Fabian) ganha a vida realizando rituais fraudulentos de exorcismo, onde supostamente expulsaria demônios dos corpos de pessoas facilmente manipuladas, utilizando-se de truques e discursos religiosos exagerados. Depois de saber sobre o caso de uma criança morta num desses rituais fantasiosos, ele decide revelar os segredos de seu ofício e permite que uma equipe de filmagem registre um documentário sobre suas ações. O grupo vai para uma fazenda no interior dos Estados Unidos, atendendo o chamado de Louis Sweetzer (Louis Herthum), um pai angustiado que acredita que sua filha Nell (Ashley Bell) seja a responsável pelo assassinato brutal de vários animais estando possuída por um demônio. Utilizando seus métodos tradicionais, o reverendo inicia mais um ritual de exorcismo, porém não imaginava o que teria realmente que enfrentar.
(Atenção – spoilers). O filme é um eficiente falso documentário sobre a rotina de um pastor em crise de fé, que quer revelar os bastidores dos rituais de exorcismo. Sem cenas de violência extrema, sangue em profusão, blasfêmias vociferadas ou vômitos nojentos, o que vemos é um suspense psicológico bem elaborado que convida o público a participar da história como espectador do documentário, explorando um tema sempre instigante, a possessão demoníaca. Entre os pontos fortes do roteiro, vale evidenciar a crítica ao fanatismo religioso, as cenas da garota possuída (principalmente os contorcionismos), um momento tenso e sangrento envolvendo um gato, o sentimento sinistro ao se deparar com as ilustrações cabalísticas rabiscadas nas paredes da casa, e o final pessimista e depressivo, utilizando-se de elementos de outros filmes como “O Bebê de Rosemary” e “A Bruxa de Blair”, fugindo daqueles desfechos convencionais e sempre esperados pelo público comum.

“O Último Exorcismo” (The Last Exorcism, EUA / França, 2010) # 557 – data: 02/10/10
www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 02/10/10)