Lua Perversa (RS / SC - Brasil, independente, 2010)


Lua Perversa” é um filme independente de horror nacional abordando a sempre interessante temática da licantropia, com roteiro e direção de André Bozzetto Junior, cujo currículo de videomaker ainda conta com os filmes anteriores “Mendigos” (2004) e “Paisagens, Pesadelos e Paranóias” (2007). Ele também é o autor do livro “Odisséia nas Sombras” (1998), tornando-se um especialista em lobisomens, utilizando frequentemente esse personagem clássico do gênero Horror em seus trabalhos, escrevendo contos (participou da antologia “Metamorfose – A Fúria dos Lobisomens”), editando blogs de literatura e cinema (links abaixo), e sendo ainda o dono de uma comunidade no Orkut específica sobre filmes de lobisomens.
No início do século XX, José Diogo, um homem nascido e criado em Porto Alegre, decide visitar alguns parentes que vivem em uma região rural isolada no interior do Rio Grande do Sul. Chegando lá, em meio a festividades movidas a churrasco, chimarrão e vinho, ele se encanta com a beleza da jovem Sofia, mas também descobre que aquelas pessoas vivem amedrontadas pelos “causos” de um lobisomem que habita a região. Incrédulo, ele decide investigar e acaba trazendo à tona um terrível segredo que irá banhar de sangue as noites de lua cheia. (Sinopse oficial de divulgação).
O filme é uma grande homenagem ao cinema de horror mudo da década de 20 do século passado, com fotografia intencionalmente em preto e branco e diálogos dos atores transcritos entre as cenas. O resultado final (em cerca de vinte e seis minutos de duração, aliás, uma metragem perfeita para esse tipo de produção caseira), é muito interessante para os apreciadores dos filmes antigos de horror, privilegiando no roteiro o folclore regional do interior do Brasil, com uma história clássica sobre o mito do lobisomem numa ambientação rural. A despeito da escassez de recursos típica de uma produção idealista e independente, o trabalho de maquiagem do monstro ficou convincente e de uma maneira geral o filme conseguiu captar aquela atmosfera perturbadora do medo coletivo de uma criatura assassina mista de homem e lobo, que espreita nos cantos à procura de suas vítimas.
Tem ainda a participação pequena, mas marcante e ilustre de Petter Baiestorf e Coffin Souza, que estão entre os principais precursores do cinema independente de horror nacional.
“Lua Perversa” é altamente recomendável para os fãs de lobisomens, apreciadores de cinema independente e apoiadores de produções idealistas dentro do gênero fantástico nacional.

FICHA TÉCNICA
“Lua Perversa”. Duração: 26 minutos. Preto e Branco, Mudo.
Santa Catarina / Rio Grande do Sul, 2010.
Direção e roteiro: André Bozzetto Junior (bozzettojunior@yahoo.com.br)
Produção: André Bozzetto Junior e Denise Z. Farneda
Elenco: Norma D. Malaggi, Denise Z. Farneda, Felipe Dall’Agnol, Murilo Signor, André Morrison, Marcelo de Jesus, Petter Baiestorf, Coffin Souza, Vagner Bozzetto, Alan Cassol, Karen Cavagnolli, Luiz Henrique Mosena.
Teaser trailer do filme no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=2lEiuotP9og
http://www.escriturasdaluacheia.blogspot.com
http://www.filmesdelobisomem.zip.net
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=10135976

Lua Perversa” (RS/SC, 2010) # 542 – data: 23/01/10
www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 23/01/10)