“A manhã traz negações da misteriosa jornada noturna de uma cidade
inteira... Uma força misteriosa que controla todos à noite e Clay Howard
precisa descobrir o que é para salvar sua sanidade...”
“Escravos da Noite” (Night
Slaves, EUA, 1970) foi dirigido por Ted Post e estrelado por atores expressivos
como James Franciscus (“De Volta ao Planeta dos Macacos”, 1970), Lee Grant
(“Damien: A Profecia II”, 1978) e Leslie Nielsen (“Planeta Proibido”, 1956),
que se especializou depois em comédias populares como “Apertem os Cintos, o
Piloto Sumiu” (1980) e “Corra Que a Polícia Vem Aí!” (1988).
Foi exibido por aqui nas telinhas e está disponível no “Youtube”
em versão original em inglês, com a opção de tradução simultânea e legendas em
português.
É uma produção direto para a televisão, com metragem menor (72
minutos) apresentada no programa
“ABC Movie of the Week”, série semanal que foi ao ar na rede de TV americana
“ABC” (American Broadcasting Company) entre 1969 e 1975, apresentando filmes de
temáticas variadas, muitos deles com elementos de ficção científica, suspense,
mistério e horror.
Clay
Howard (James Franciscus) decide romper os negócios com seu sócio Matt Russell
(Scott Marlowe) e sai para comemorar sofrendo um grave acidente de carro. Uma
vez no hospital ele recebe o implante de uma placa de aço na cabeça. Depois de
um tempo para se recuperar e em crise conjugal com a esposa Marjorie (Lee
Grant), eles fazem uma viagem de férias percorrendo de carro as estradas
desertas do interior da Califórnia. Acabam parando em Eldrid, uma típica
cidadezinha com poucos habitantes como o xerife Henshaw (Leslie Nielsen), seu
ajudante Spencer (Cliff Carnell), o dono do posto de combustível Sr. Hale
(Morris Buchanan), a proprietária do hotel Sra. Crawford (Virginia Vincent), um
rapaz com problemas mentais, Fess Beany (Andrew Prine), o dono do restaurante
Sr. Fletcher (John Kellogg), entre outros.
No
meio da noite Clay acorda e descobre que os habitantes da cidade estão
caminhando como zumbis, entrando em caminhões e saindo da cidade, incluindo sua
própria esposa. Para aumentar o clima de mistério surge do nada a jovem Annie (Tish
Sterling), que assim como ele, também não é influenciada pelo controle mental
responsável pelo comportamento noturno estranho dos habitantes sonâmbulos.
No
dia seguinte pela manhã, ele decide investigar, pedindo ajuda ao xerife, mas
ninguém se lembra do ocorrido, e com o fato se repetindo nas noites seguintes,
Clay precisa lidar com o mistério antes de perder a sanidade, sendo
desacreditado por todos, enquanto precisa também administrar a atração amorosa
inevitável que sente pela jovem Annie.
“Escravos da Noite” possui interessantes elementos de ficção
científica e mistério, e é um daqueles casos de filme que precisa ter um
cuidado especial na descrição da sinopse para não revelar “spoilers” que certamente
comprometeriam a experiência do espectador.
Não é nenhum um filme especial, cultuado ou marcante para a
história do gênero, mas é divertido e lembrado por aqueles que tiveram a
oportunidade de ver na época da televisão de tubo, ao lado de outras
preciosidades do programa “ABC Movie of the Week” como “Encurralado” (1971), “A
Força do Mal” (1972) e “Triângulo do Diabo” (1975), entre outros.
Como um filme voltado para exibição na televisão com sua imposição
de limites, não há violência ou sangue, e sendo uma produção de baixo orçamento
os poucos efeitos práticos são precários, reforçando suas qualidades através de
uma boa história, de co-autoria de Jerry Sohl (de bagaceiras divertidas como
“Morte Para Um Monstro”, 1965, e “A Maldição do Altar Escarlate”, 1968), além
do desenvolvimento dos personagens e construção de um clima de mistério que
prende a atenção até um desfecho memorável.
(RR – 26/03/25)