O Lago dos Zumbis (Zombie Lake / Le Lac des Morts Vivants, França / Espanha, 1981)



Durante a Segunda Guerra Mundial, alguns soldados alemães são surpreendidos e mortos numa emboscada feita por um grupo de resistência formado por moradores de uma pequena cidade francesa. Sem tempo para enterrar os corpos, eles são abandonados e jogados num lago. Alguns anos mais tarde, a cidade e seu prefeito (Howard Vernon) têm que enfrentar o mistério envolvendo brutais assassinatos que estão acontecendo na região, e a suposta ligação dessas ocorrências com zumbis que estão à espreita nas profundezas do lago.
Numa co-produção entre França e Espanha através da Eurociné, “O Lago dos Zumbis” (Zombie Lake / Le Lac des Morts Vivants, 1981) é dirigido pelo francês Jean Rollin (1938 / 2010), sob o pseudônimo de J. A. Laser, e escrito pelo espanhol Jesus Franco (creditado como A. L. Mariaux), em parceria com Julián Esteban. O filme é uma daquelas tranqueiras repletas de cenas absurdas, atores péssimos (exceto pelo veterano Howard Vernon, de “O Terrível Dr. Orloff” e “A Queda da Casa de Usher”, entre outros), efeitos fuleiros com maquiagens toscas, erros colossais de continuidade e excesso de furos no roteiro, numa história com ideia central até que interessante, mas muito mal explorada.
“O Lago dos Zumbis” é extremamente ruim, filmado às pressas e sem interesse em manter alguma coerência nas ações e eventos, mas a falta de qualidade parece também ser resultado em parte devido ao orçamento minúsculo disponível para a produção. Porém, a somatória desses fatores, juntamente com as várias cenas de mulheres nuas servindo de vítimas para os zumbis, confere ao filme uma atmosfera de curiosidade, chamando a atenção e sendo recomendado para os apreciadores de filmes ruins e do cinema de horror bagaceiro.
Entre a imensa quantidade de situações ridículas, podemos citar a maquiagem verde dos zumbis; a incrivelmente patética e fora de contexto relação de “amor familiar” entre um zumbi e sua filha Helena (Anouchka, filha do produtor Daniel Lesoeur), que é uma das piores atrizes crianças de todos os tempos; a bisonha briga de faca entre dois mortos-vivos; a procissão de moradores do vilarejo carregando uma mulher morta até a casa do prefeito, com a reação fria e hilária do pai da vítima; as cenas aquáticas de ataque dos zumbis, que deveriam ser num lago e são nitidamente filmadas numa piscina; a inexistência de polícia na vila, e ainda quando surgem dois policiais (um deles é “interpretado” pelo próprio diretor Jean Rollin e o outro é feito pelo experiente Antonio Mayans), a imensa incompetência não permite mantê-los em cena além de poucos minutos, virando comida dos zumbis; etc...      
O filme foi lançado em DVD no Brasil pela “Vinny Filmes”, na coleção “Clássicos do Terror”.

O Lago dos Zumbis” (Zombie Lake / Le Lac des Morts Vivants, França / Espanha, 1981) # 578 – data: 26/08/12 – www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 26/08/12)