O Terrível Dr. Orloff (The Awful Dr. Orloff, Espanha / França, 1962)



Um mistério atormenta a polícia com os desaparecimentos de jovens e belas mulheres. O inspetor Tanner (Conrado San Martin) investiga o caso, contando com a ajuda não solicitada, mas providencial, de sua namorada, a bailarina Wanda Bronsky (Diana Lorys). Eles descobrem o rastro do Dr. Orloff (Howard Vernon), um médico aposentado de uma antiga prisão, que após um acidente com incêndio em seu laboratório causando queimaduras graves no rosto de sua filha, passa a sequestrar e matar mulheres para experiências com transplante de peles, no intuito de tentar recuperar a beleza do rosto da moça. O terrível médico conta com a ajuda de Morpho Lodner (Ricardo Valle), um violento troglodita cego com olhos esbugalhados, que faz o trabalho sujo dos assassinatos. 
Produção de baixo orçamento e fotografia em preto e branco, com direção do cultuado cineasta espanhol Jesus Franco, dono de um currículo imenso de filmes bagaceiros do gênero fantástico. Sua parceria com o ator suiço Howard Vernon gerou vários outros filmes, alguns deles com o mesmo personagem Dr. Orloff. Curiosamente, muitas cenas desse filme foram inseridas em “A Queda da Casa de Usher” (Revenge in the House of Usher, 1982), baseado em famoso conto de Edgar Allan Poe, também dirigido por Jesus Franco e com Howard Vernon, para mostrar o passado sombrio e criminoso de Roderic Usher, um cientista atormentado e obcecado pela tentativa de curar sua filha através da transfusão de sangue de belas mulheres assassinadas pelo grotesco Morpho. 
Ambientado em 1912, “O Terrível Dr. Orloff” (The Awful Dr. Orloff / Gritos en la Noche / L´horrible Docteur Orlof, Espanha / França, 1962), apresenta todos os clichês típicos dos filmes de “cientista louco”, com seu laboratório num castelo imponente, um ajudante psicopata assassino, mortes misteriosas, investigação policial, e belas mulheres servindo de vítimas (nesse caso cedendo suas peles para as experiências do vilão). 
Foi lançado em DVD no Brasil no final de 2011 pela “Vinny Filmes”, na coleção “Clássicos do Terror”, com opção de áudio em inglês e francês, além de dublagem em português. Disponibiliza também legendas em inglês e português, sem materiais extras.

“O Terrível Dr. Orloff” (The Awful Dr. Orloff / Gritos en la Noche / L´horrible Docteur Orlof, Espanha / França, 1962) # 574 – data: 05/02/12 – www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 05/02/12)