"Hammond
Hall, na virada do século, quando o antigo mistério do monstro de Hammond enfim
foi revelado para toda a Inglaterra. Esse mistério, apesar de ter virado uma
lenda em 1900, foi de fato, uma verdadeira tragédia, e uma constante ameaça
para as vidas dos amaldiçoados membros da Casa de Hammond.”
Depois da produtora americana
“Universal” lançar em 1941 o clássico “O Lobisomem” (The Wolfman) com Lon
Chaney Jr., no ano seguinte a “20th Century Fox” deu sua resposta com o bem
menos badalado “O Segredo do Monstro”
(The Undying Monster), dirigido pelo alemão John Brahm e com roteiro de Lillie
Hayward e Michel Jacoby, baseados em livro homônimo de Jessie Douglas Kerruish.
Uma aristocrática família inglesa é
atormentada pela lenda de um monstro assassino que age nas noites geladas, um
membro ancestral que teria vendido sua alma ao diabo e que precisaria de
sacrifícios humanos para prolongar sua vida, mantendo-se escondido num quarto
secreto da mansão.
Nesse cenário lúgubre e depressivo, um
casal de irmãos formado por Oliver Hammond (John Howard) e Helga (Heather
Angel), precisa lidar com a ameaça mortal de uma criatura sobrenatural que
ronda seu casarão localizado no alto de um penhasco à beira do mar.
Após mais um ataque misterioso da fera,
que deixou Oliver ferido, uma dupla de detetives da polícia é acionada para
investigar o caso, formada por Robert Curtis (James Ellison) e Cornelia
Christopher, ou “Christy” (Heather Thatcher).
No desenrolar da investigação, com o
surgimento de pistas e evidências, análises de exames laboratoriais, revelações
de informações históricas e diversas suposições sobre o mistério dos ataques
violentos, surgem suspeitos como o médico da família Dr. Jeff Colbert (Bramwell
Fletcher) e o sinistro mordomo Walton (Halliwell Hobbie), e segredos antigos
são revelados.
“O Segredo do Monstro” é um filme bem
curto (só 63 minutos) lançado numa década menos expressiva para o cinema de
horror, pois os anos 40 do século passado foram menos produtivos num momento de
relativa decadência do gênero, que se reergueria a partir das décadas
seguintes. Ele está situado no tema de licantropia, e além de explorar uma
história com um dos monstros populares do horror, também apresenta investigação
policial no estilo “noir”, com elementos tradicionais como a maldição familiar,
a mansão gótica sinistra, os ambientes externos envoltos em névoa e a
especulação de uma criatura sobrenatural espreitando nas sombras.
A investigação é interessante, apesar de
previsível, e certamente os destaques são os elementos góticos e a atmosfera
sombria. O ponto baixo é a personagem da policial Christy, que é a responsável
pelos desnecessários alívios cômicos nos momentos de tensão, e que infelizmente
não funcionam nem deveriam existir.
Na Inglaterra o filme recebeu o título
original alternativo “The Hammond Mystery”. E foi lançado em DVD no Brasil como
material extra pela “Versátil” na coleção “Lobisomens no Cinema”, que tem mais
outros quatro filmes no tema.
"Quando
as estrelas estão brilhantes em uma noite de neve, cuidado com a maldição na
estrada de pedra.”
(RR
– 13/04/22)