Para quem aprecia o cinema de
horror com elementos góticos e atmosfera sinistra com história de uma mansão
misteriosa ao lado de um cemitério fantasmagórico envolto em névoa espessa,
numa aldeia abandonada com uma lenda sobre vampiros e bruxas, e produções
europeias antigas dos saudosos anos 70 do século passado, certamente vai se
divertir com “The Murder Mansion”
(La Mansión de la Niebla” (Espanha / Itália, 1972), de Francisco Lara Polop,
que felizmente está disponível no “Youtube” com dublagem em inglês e opção de legendas
em português.
Um grupo de seis pessoas se
perde numa estrada no interior da Itália, próximo de Milão. Eles encontram uma
mansão obscura e são recepcionados pela misteriosa Srta. Martha Clinton (Ida
Galli, creditada como Evelyn Stewart). O grupo é formado pelo alcoólatra Sr.
Porter (Franco Fantasia), viajando num belo carro esportivo, um casal numa
moto, que se conheceu na estrada, Fred (Andres Resino) e Laura (Lisa Leonardi,
creditada como Anna Lisa Nardi), outro casal viajando num fusca, o advogado Sr.
Tremont (Eduardo Fajardo) e esposa (Yelena Samarina), que está cuidando do
divórcio de Elsa (Analia Gade), cujo carro quebrou na estrada e está em disputa
judicial por dinheiro e bens com Ernest (Alberto Dalbes).
A anfitriã da mansão, por sua
vez, decide hospedar todos durante a noite turbulenta, e revela uma história sombria
sobre os mortos do cemitério vizinho, vítimas de vampiros, e sobre sua
misteriosa tia Julie Clinton, que foi uma bruxa e morreu num acidente de carro
com seu chofer (José Luis Velasco).
Após a ocorrência de diversos
fatos sinistros com ruídos suspeitos em quartos secretos, aparições de zumbis
vagando na névoa, e mortes violentas dos convidados, o desafio é sobreviver
durante a noite e tentar entender o mistério da “Mansão do Assassinato”.
Para apresentar os personagens
e preencher o tempo de metragem mínima para o filme, temos inevitavelmente um
início meio entediante, principalmente com perseguições entre um carro e moto
por uma estrada deserta, numa disputa de dois homens pela atenção de uma mulher
que pedia carona. E também pelas cenas de uma festa com dança no salão de um
hotel, tendo Elsa com ciúmes do pai mulherengo (Jorge Rigaud).
Mas, depois que as pessoas se
encontram pela força do destino na mansão da enigmática Martha Clinton, e com uma
atmosfera perturbadora que se instala no local, surgindo reviravoltas na
história, aparições de fantasmas e mortes violentas, os elementos de horror
gótico, mesmo sendo clichês tradicionais do gênero, transformam o filme na
diversão aguardada pelos apreciadores do estilo.