The Disappearance of Flight 412 (EUA, 1974)

 


O tema, cada vez mais discutido e explorado, sobre avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNI para nós e UFO para os americanos), tanto por pilotos de aviões comerciais quanto da Força Aérea, é a base da história de “The Disappearance of Flight 412”, uma produção de 1974 especialmente para a televisão, dirigida por Jud Taylor e com alguns rostos bem conhecidos da telinha como Glenn Ford, Bradford Dillman e David Soul. A metragem é de apenas 72 minutos e o filme está disponível no “Youtube” com opção de legendas em português.

 

Numa missão de rotina de teste de radar para o serviço de Segurança Nacional dos Estados Unidos, comandado pelo Coronel Pete Moore (Glenn Ford) e auxiliado pelo Major Mike Dunning (Bradford Dillman), quatro pilotos testemunham o surgimento misterioso de objetos voadores não identificados e a relação com o desaparecimento de dois jatos que tentavam interceptá-los. Os pilotos são o Capitão Roy Bishop (David Soul), Tenente Ferguson (Stanley Bennett Clay), Capitão Cliff Riggs (Robert F. Lyons) e Capitão Tony Podryski (Greg Mullavey). Depois de retornarem da missão, eles são mantidos presos numa base aérea secreta sendo interrogados pelo Tenente Trottman (Guy Stockwell), cuja função é intimidá-los para que o incidente não seja divulgado.   

 

A temática sobre o fenômeno OVNI sempre é interessante, com a inevitável conexão com a visita de seres de outros mundos, e o filme especula justamente a ideia do governo americano em ocultar qualquer evidência da opinião pública, exercendo forte pressão psicológica nos pilotos que visualizaram os objetos misteriosos e testemunharam o desaparecimento dos jatos nas nuvens, obrigando-os a manter os fatos em silêncio.

Porém, “The Disappearance of Flight 412” é apenas um filme simples para a televisão com produção de baixo orçamento, investindo exclusivamente na conspiração do governo americano em esconder a verdade sobre os objetos voadores de origem fora da Terra, retratando o que deve realmente acontecer com os pilotos que passaram este tipo de experiência bizarra, um contato com objetos voadores com tecnologia desconhecida e ações que não parecem ser do nosso planeta.

Com uma narrativa mais lenta focada apenas na investigação militar, o filme é um pouco cansativo, tendo talvez como uma das poucas atrações a presença de atores conhecidos como Glenn Ford, Bradford Dillman e David Soul (o policial Hutch nos 92 episódios da série “Starsky & Hutch – Justiça em Dobro”, 1975/1979).  

 

(RR – 06/06/24)