Stranger From Venus / The Venusian / Immediate Disaster (EUA / Inglaterra, 1954, PB)

 


“Não tem pulso. Existem duas explicações possíveis para isto; eu estou bêbado ou você está morto.” – Dr. Meinard para o "Estranho de Vênus"

 

Nos anos 1950 foram lançados muitos filmes com elementos de horror e ficção científica abordando a temática de invasão alienígena, na maioria das vezes com intenções hostis e de conquista. Mas também tivemos alguns casos de seres do espaço visitando nosso planeta com objetivos pacíficos, alertando a humanidade dos perigos do uso indevido da energia nuclear para a criação de bombas e armas de destruição em massa, tema que preocupava o mundo após o fim da Segunda Guerra Mundial e início da guerra fria com a corrida armamentista entre Estados Unidos e a antiga União Soviética.

Um exemplo desses filmes com alienígenas pacifistas é “O Monstro da Era Atômica” (The Cosmic Man, 1959), com John Carradine, mas o principal representante é o clássico “O Dia Em Que a Terra Parou” (The Day the Earth Stood Still, 1951), de Robert Wise e com Michael Rennie e Patricia Neal, além do robô Gort, figura emblemática na história do cinema de ficção científica.

Em 1954 foi lançado “Stranger From Venus”, dirigido por Burt Balaban, uma co-produção entre EUA e Inglaterra na mesma ideia e curiosamente também com a atriz Patricia Neal, que tem o nome estampado em destaque no cartaz de divulgação. Também conhecido como “The Venusian” e “Immediate Disaster”, felizmente para os apreciadores das divertidas bagaceiras antigas, o filme está disponível no “Youtube” com a opção de legendas em português, e tanto na versão original em preto e branco quanto na colorizada por computador.

 

Um humanoide do planeta Vênus (o austríaco Helmut Dantine), o “estranho” do título original, aterrissa no interior da Inglaterra e salva a vida de Susan North (Patricia Neal), vítima de um acidente de carro causado justamente pela interferência luminosa da nave extraterrestre. Ele pede hospedagem no pequeno hotel de Tom (Willoughby Gray) e sua filha Gretchen (Marigold Russell). Extremamente misterioso, ele tem a capacidade de ler mentes, curar doenças, falar vários idiomas, afirma não ter um nome nem dinheiro, além da ausência de sinais digitais nos dedos das mãos e ao ser examinado por outro hóspede, o médico Dr. Meinard (Cyril Luckham), acabou gerando a inusitada declaração do início desse texto. Depois de mais ambientado, o venusiano revela que sua missão é de paz e solicita uma reunião com os líderes políticos mundiais para alertar sobre os perigos da fissão nuclear e bombas atômicas.

Um político funcionário do governo inglês, Arthur Walker (Derek Bond), noivo de Susan, é o encarregado de convocar essa reunião. Mas o alienígena é traído pelas autoridades inglesas, numa comissão formada entre outros, pelo militar General (Stanley Van Beers), o jornalista Charles Dixon (Kenneth Edwards) e o cientista (Arthur Young). Eles querem primeiramente se beneficiar com a obtenção de conhecimentos tecnológicos avançados como o sistema de navegação da nave por energia magnética.   

  

 “Stranger From Venus” é curto com apenas uma hora e quinze minutos, e a história concentra-se na ideia de um alerta alienígena sobre a energia nuclear para fins bélicos, colocando em risco a estabilidade da Terra, a continuidade de nossa espécie e a segurança do sistema solar, incluindo Vênus. Sem monstros de olhos esbugalhados e naves espaciais imponentes e conquistadoras, temos apenas uma cena rápida e mais próxima do final com um tradicional disco voador tosco obtido com efeitos práticos divertidos.

Monstros e naves bagaceiras são sempre muito bem-vindos, mas é compreensível que pela escassez de recursos de uma produção de orçamento reduzido, a opção dos realizadores foi priorizar a história de invasão alienígena pacifista, com uma narrativa mais lenta e muitos diálogos. A mensagem do venusiano é totalmente pertinente, avisando dos riscos e consequências perigosas de uma área da ciência ainda desconhecida, num momento conturbado de hostilidade entre nações rivais.      

 

(RR – 15/08/23)