Silêncio Quebrado (When Michael Calls / Splattered Silence, EUA, 1972)

 


Silêncio Quebrado” (When Michael Calls, também conhecido como Shattered Silence, EUA, 1972) é um telefilme com elementos de horror, mistério e suspense exibido originalmente no programa “ABC Movie of the Week” da rede de TV “ABC”, sendo o episódio 37 da terceira temporada. Esse programa ficou conhecido pela infinidade de preciosidades exibidas nas telinhas como “A Fazenda Crowhaven”, “Escravos da Noite”, “Encurralado”, “O Grito do Lobo”, “A Força do Mal”, “O Amuleto Egípcio”, “Os Demônios dos Seis Séculos”, “A Morte Numa Noite Fria”, “O Triângulo do Diabo”, “Trilogia do Terror”, e tantos outros.

Foi lançado em DVD no Brasil pela “Editora D+T” e também está disponível dublado no “Youtube”. Com direção de Philip Leacock e roteiro de James Bridges baseado em livro de John Farris, o filme tem um elenco expressivo com Ben Gazzara e Elizabeth Ashley, além de Michael Douglas em início de uma carreira bem-sucedida (alguns cartazes fazem questão de estampar seu rosto e nome para alavancar a divulgação).

 

Quando o advogado Doremus Connelly (Ben Gazzara) retorna para casa da ex-esposa Helen (Elizabeth Ashley) para visitar a filha pequena do casal, Peggy (Karen Pearson), ocorrem fatos estranhos com ligações telefônicas supostamente do sobrinho de Helen, o menino Michael (conforme indica um dos títulos originais), sempre com a voz amargurada pedindo socorro em desespero.

Porém, o garoto morreu há 15 anos de forma trágica após o suicídio da mãe internada num hospital psiquiátrico, e os telefonemas insistentes poderiam ser apenas trotes ou uma manifestação sobrenatural, sendo que a cada nova ligação alguém próximo da família também morria em circunstâncias misteriosas. Entre as vítimas, o vizinho idoso Doc Britton (Larry Reynolds), proprietário com a esposa Elsa (Marian Waldman) de um sítio com criação de abelhas, e também o xerife encarregado das investigações, Hap Washbrook (Albert S. Waxman).

Enquanto isso, surge o outro sobrinho de Helen chamado Craig, médico de um hospital para crianças com distúrbios psicológicos, interpretado por Michael Douglas ainda jovem com 28 anos. Ele era o irmão do falecido Michael das ligações telefônicas fantasmagóricas, e une seus esforços com Doremus para investigar o caso e proteger a família da “ameaça do além”.   

 

O filme explora elementos sutis de mistério, sem violência ou exposição de sangue para se adequar ao formato de exibição na televisão, com uma história básica de vingança com os clichês habituais da infinidade de filmes similares, como insinuar um provável suspeito para os crimes, aqui sendo um estranho ajudante geral da família, Harry Randall (Alan McRae); ou a investigação sem sucesso da polícia; ou o pai divorciado que se aproxima novamente da esposa e filha; entre outros velhos clichês. Porém, apesar da história simples e previsível, “Silêncio Quebrado” ainda garante alguma diversão rápida como filme televisivo e pelo elenco renomado.

Aliás, uma das características dos filmes do programa “ABC Movie of the Week”, que exibiu mais de 250 em 6 temporadas na década de 70 do século passado, era a presença de atores conhecidos e consagrados que agregavam grande valor e despertavam interesse no público. Nomes como Olivia de Havilland, Barbara Stanwyck, Janet Leigh, Agnes Moorehead, Gloria Swanson, Barbara Steele, Lee Grant, Kim Novak, Lee Majors, John Carradine, Ray Milland, Lloyd Bridges, Herbert Lom, Anthony Perkins, Leslie Nielsen, James Franciscus, Darren McGavin, Walter Brennan, Burt Reynolds, Walter Pidgeon, Roddy McDowall, e muitos outros.

 

(RR – 21/02/26)