Terra Tranquila (The Quiet Earth, Nova Zelândia, 1985)



Na Nova Zelândia, um cientista de meia idade, Zac Hobson (Bruno Lawrence), acorda na cama de um hotel e descobre que está sozinho no mundo, todos desapareceram de forma misteriosa. Ele procura insistentemente por outras pessoas através de mensagens de rádio e caminhando pelos lugares desertos, sem sucesso. Refletindo sobre a situação, desconfia que a causa do mistério esteja relacionada com algum acidente envolvendo um projeto secreto em que trabalhava, sobre manipulação de uma fonte de energia que circunda o planeta, uma parceria entre vários países numa típica conspiração governamental. Desorientado e deprimido, ele passa a agir de forma estranha, fingindo ser um ditador tirano, discursando para platéias inexistentes, carregando um potente rifle nas mãos e disparando sem coerência, ou blasfemando contra igrejas e imagens religiosas. Até que um dia, ele encontra outras duas pessoas em locais diferentes, uma jovem mulher, Joanne (Alison Routledge), e um homem maori, Api (Peter Smith), ambos igualmente atormentados com o isolamento e falta de companhia. Agora juntos, eles tentam sobreviver num planeta vazio, enquanto em paralelo surgem novos indícios misteriosos de crises de instabilidade de energia, que podem afetar novamente a realidade das coisas.  
Filmes com temática pós-apocalíptica geralmente são interessantes, explorando o terrível sentimento de estar sozinho no mundo. Nesse caso, a abordagem do roteiro preferiu investir bem menos em cenas de ação e efeitos visuais, e bem mais no drama existencial dos personagens, na tortuosa tarefa de entender o que se passa a sua volta e se adaptar numa situação de isolamento forçado. Pois, é impossível não classificar como no mínimo aterrador o fato de andar sozinho pelas ruas desertas, encontrando carros abandonados sem motoristas, destroços de um avião caído em chamas sem cadáveres carbonizados, lojas e bares sem atendentes, ou casas sem moradores, num silêncio perturbador de uma “Terra Tranquila”, sem seres vivos.
Certamente um dos destaques é a imagem final, de uma beleza visual impressionante e memorável, e conteúdo de forte impacto, que merece figurar na galeria dos grandes finais ao lado de filmes como “O Planeta dos Macacos” (1968) ou “O Dia Seguinte” (1983).  
Terra Tranquila” é um filme de Ficção Científica com produção neozelandesa. A direção é de Geoff Murphy, responsável por outros filmes do mesmo gênero como “Freejack – Os Imortais” (1992), com o cantor Mick Jagger, e “A Fortaleza 2” (2000), com Christopher Lambert. Faz parte dos produtivos e saudosos anos 80 do século passado, e para a sorte dos colecionadores, foi lançado em DVD no Brasil pela “Cult Classics”, apesar de praticamente sem materiais extras (apenas algumas fotos), e com um erro na capa, informando em destaque o ano de produção como sendo 1983, sendo que o correto é 1985.

“Terra Tranquila” (The Quiet Earth, Nova Zelândia, 1985) # 575 – data: 09/06/12
(postado em 09/06/12)