O Retorno dos Vermes Malditos (Mongolian Death Worm, EUA, 2010)


Apesar do título nacional oportunista escolhido na distribuição em DVD no Brasil pela “PlayArte”, esse filme não faz parte da divertida e cultuada franquia “O Ataque dos Vermes Malditos” (Tremors). Aliás, em comum temos apenas os monstros similares, vermes imensos despertados de animação suspensa devido a escavações de uma empresa americana à procura de petróleo na Mongólia (daí o título original). Os bichos gigantes subterrâneos e carnívoros partem então para a superfície e atacam o que estiver no caminho. Para combatê-los temos um aventureiro em busca de tesouros e relíquias de uma tumba antiga perdida (protegida segunda lendas locais pelos tais vermes), e uma médica voluntária que tenta salvar a vida de aldeões afetados por uma epidemia. O casal de heróis americanos (é claro, são sempre eles) perdido no outro lado do mundo, é formado por Daniel (Sean Patrick Flanery) e Alicia (Victoria Pratt).

Típico filme bagaceiro com produção para a televisão e um roteiro ruim ao extremo, misturando um caçador de tesouros com mercenários assassinos, médicos em missão humanitária e funcionários corruptos de uma empresa de exploração de petróleo. Sem contar que na região toda só tem um único homem da lei, o xerife Timur (George Kee Cheung). No final, são noventa minutos de muita bobagem, onde provavelmente se salvem apenas as cenas com os ataques mortais dos vermes malditos.

O Retorno dos Vermes Malditos” (Mongolian Death Worm, EUA, 2010) # 568 – data: 08/10/11

www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 08/10/11)

Romântico Defensor (Albuquerque, EUA, 1948)


Lançado em DVD no Brasil, “Romântico Defensor”, dirigido por Ray Enright, é mais um divertido western com o astro Randolph Scott, trazendo também o canastrão Lon Chaney Jr. (sempre com um cigarro na boca) como um dos vilões.

Scott é Cole Armin, que chega à cidade de Albuquerque para trabalhar com o tio John Armin (George Cleveland), um rico empresário local que domina a cidade agindo de forma desonesta para eliminar a concorrência no transporte de minério de uma mina localizada num difícil acesso. Para ajudá-lo nos delitos, temos o capanga Steve Murkill (Lon Chaney Jr.). Mas Cole percebe as intenções hostis do tio e troca de lado para defender a cidade e a companhia de transporte concorrente, liderada por Ted Wallace (Russell Hayden) e sua bela irmã Celia (Catherine Craig).

Western indispensável para os apreciadores do gênero e fãs de Randolph Scott.

Romântico Defensor” (Albuquerque, EUA, 1948) # 567 – data: 23/07/11

www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 08/10/11)

Farsa Trágica (The Comedy of Terrors, EUA, 1964)


Como dizemos aos clientes, quando um ente querido dorme o sono eterno, deixe a Funerária Hinchley & Trumbull cuidar do empacotamento.

Um interessante filme de baixo orçamento produzido pela dupla de especialistas Samuel Z. Arkoff e James H. Nicholson (responsáveis por uma infinidade de pérolas do cinema fantástico) é “Farsa Trágica” (The Comedy of Terrors, 1964), também conhecido como “The Graveside History”, lançado no Brasil nos tempos do vídeo VHS pela “Globo”.
Considerado um clássico absoluto do humor negro, sem a exposição de violência e apenas utilizando discretas sugestões, “Farsa Trágica” reuniu quatro dos maiores atores do cinema de horror de todos os tempos, Vincent Price (1911-1993), Boris Karloff (1887-1969), Peter Lorre (1904-1964) e Basil Rathbone (1892-1967). E foi dirigido por outro grande nome do gênero fantástico, o francês Jacques Tourneur (1904-1977), responsável também por preciosidades como “Cat People” (1942), produzido pelo lendário Val Lewton, “Night of the Demon” (1957) e “War Gods of the Deep” (1965).
Filmado em apenas vinte dias, com turno de trabalho de doze horas diárias, o filme utilizou os mesmos cenários do macabro cemitério que faziam parte do set de filmagens de “The Premature Burial” (1962), dirigido por Roger Corman e baseado em obra de Edgar Allan Poe. O roteiro de “Farsa Trágica” é também de outro especialista no gênero, o consagrado Richard Matheson, um dos principais escritores, junto com Ray Bradbury, dos episódios da série original da televisão “Além da Imaginação” (1959/64), além também de escrever os argumentos de clássicos como “O Incrível Homem Que Encolheu” (1957) e “A Casa da Noite Eterna” (1973).
Trazendo alguns dos momentos de humor negro mais inesquecíveis e antológicos da história, com cenas super engraçadas e muito bem protagonizadas pelo fantástico quarteto de atores principais, que parecem se divertir mais do que o próprio público com suas performances refinadas, o filme é uma aula de cinema no gênero “Comédia dos Terrores”.
Por volta de 1890, uma agência funerária de New England passa por graves dificuldades financeiras com poucos clientes. Seus proprietários são Waldo Trumbull, interpretado por Vincent Price, e seu sogro, Amos Hinchley, um velho decrépito, meio surdo e dominhoco, interpretado por Boris Karloff. Trumbull é casado com a bela Amaryllis (Joyce Jameson), uma esposa negligenciada pelo marido alcoólatra e que vive quebrando os copos da casa com seus gritos agudos de frustração, pois seu sonho era ser cantora de ópera e constantemente ela está exercitando sua arte pela casa. O ex-presidiário fugitivo e desengonçado Felix Gillie (Peter Lorre, excepcional ator húngaro que morreu pouco tempo depois do lançamento do filme) é o assistente de Trumbull e está apaixonado pela desprezada Amaryllis. Trumbull tenta também frequentemente matar seu sogro e sócio através da ingestão de um veneno, o qual o velho esclerosado pensa ser apenas um simples remédio.
A situação ruim da funerária torna-se ainda mais desastrosa quando o proprietário do prédio onde funciona o estabelecimento, John F. Black (Basil Rathbone), aparece para cobrar o aluguel atrasado de um ano inteiro. A única solução que Trumbull descobriu foi a de criar “clientes”, e com a ajuda de seu assistente desajeitado, que já foi ladrão de banco, eles passam a procurar cidadãos ricos à noite para matá-los e oferecer seus serviços funerários à família. Como a sorte não estava do lado deles, sempre que criavam um “cliente”, a viúva desconsolada e supostamente inocente acabava fugindo com o dinheiro do marido e não pagava os honorários da funerária. Diante disso, a solução do problema foi fazer com que o próprio dono do prédio, Sr. Black, que sofria de catalepsia, uma rara e terrível doença que dá a impressão da vítima estar morta, virasse também um “cliente” forçado. Após várias tentativas inúteis de matá-lo, finalmente Trumbull e seu assistente Gillie conseguem seu objetivo, porém, Black acorda da inconsciência de sua doença e saí da cripta pertencente aos seus familiares, partindo para a vingança.
Como curiosidade, no elenco há o destaque até de uma gata atriz devidamente creditada como “Rhubard”, que interpretou o papel de “Cleópatra”, uma gata amarela de estimação da família Hinchley, que aparece em muitas cenas.
São tantas as sequências hilariantes que é impossível não rir com satisfação das cenas, como no confronto mortal e quase interminável entre Black e Trumbull, com o primeiro demonstrando sofrer de catalepsia e simular a morte várias vezes, sempre ressurgindo e declamando poemas de William Shakespeare. Ou no velório do Sr. Black, onde Amaryllis está cantando com sua voz aguda uma música fúnebre em homenagem ao suposto “falecido”, que tem uma letra no mínimo curiosa, parodiando os acontecimentos em torno da doença do Sr. Black:
“Ele não está morto, mas dormindo. Ele não está morto mesmo. Seus olhos se abrirão e ele verá as belezas da eternidade. Ele não nos deixou, pois constantemente poderemos ver que ele observa tudo que fazemos”.
A dupla interpretada por Vincent Price e Peter Lorre é simplesmente impagável, com trocas de diálogos e expressões faciais super engraçadas. Para se ter uma ideia da canastrice de ambos, eles utilizam o mesmo caixão da funerária por 13 longos anos, sendo que após a cerimônia de enterro dos clientes e com suas famílias indo embora do cemitério, eles rapidamente retiram o corpo do caixão e o enterram direto na terra, aproveitando o ataúde para o próximo funeral.
Ambos os atores estiveram juntos também em outro filme igualmente excepcional, “Muralhas do Pavor” (Tales of Terror, 1962), dirigido e produzido por Roger Corman e também com roteiro de Richard Matheson em três histórias baseadas em contos de Edgar Allan Poe. Num dos episódios, Price e Lorre são dois rivais degustadores profissionais de vinho, e eles travam um disputado duelo para reconhecer a qualidade, marca e idade de vários vinhos finos, utilizando métodos estranhos e fora do comum, onde se destacam as mais inusitadas expressões faciais que fariam um morto levantar de sua tumba de tanto rir.
Enfim, “Farsa Trágica” é um clássico do humor negro refinado, sem sangue nem violência, apenas utilizando um roteiro inteligente com um clima mórbido de discreto horror, uma autêntica “comédia dos terrores”, como diz o título original. Um filme para ser homenageado e relembrado sempre, como um exercício de puro entretenimento e para manter eterno o fascinante cinema fantástico produzido por consagrados nomes do passado como Jacques Tourneau, Richard Matheson, Vincent Price, Peter Lorre, Boris Karloff, Basil Rathbone, e outros tantos mais...

“Farsa Trágica” (The Comedy of Terrors, 1964) – avaliação: 9 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 07/12/05)

Farsa Trágica (The Comedy of Terrors / The Graveside History, Estados Unidos, 1964). American International Pictures. Duração: 88 minutos. Direção de Jacques Tourneur. Roteiro de Richard Matheson. Produção de Anthony Carras, Richard Matheson, Samuel Z. Arkoff e James H. Nicholson. Fotografia de Floyd Crosby. Maquiagem de Carlie Taylor. Música de Les Baxter. Edição de Anthony Carras. Desenho de Produção de Daniel Haller. Efeitos Especiais de Pat Dinga e Butler-Glouner. Elenco: Vincent Price (Waldo Trumbull), Boris Karloff (Amos Hinchley), Peter Lorre (Felix Gillie), Basil Rathbone (John F. Black), Joyce Jameson (Amaryllis Trumbull), Buddy Mason (Sr. Phipps), Joe E. Brown (Coveiro), Douglas Williams (Doutor), Beverly Powers (Sra. Phipps), Alan DeWitt (Empregado do Sr. Black), Linda Rogers (Empregada da Sra. Phipps), Luree Holmes (Garota), Gato “Rhubard” (Cleópatra).

Observação: Um primeiro esboço desse artigo foi publicado no meu fanzine “Vortex” # 2 (Julho de 1991), e depois o texto foi revisado e atualizado, acrescentando novas informações e impressões sobre o filme, publicado no “Juvenatrix” # 77 (Agosto de 2003) e também no “Juvenatrix” # 130 (Outubro de 2011).