Super 8 (Super 8, EUA, 2011)


É fato que Steven Spielberg é um nome eternamente associado ao cinema de entretenimento de grandes produções e bilheteterias milionárias. E é dele a assinatura da produção de mais um filme com essas características. “Super 8 (Super 8, 2011) entrou em cartaz nos cinemas brasileiros em 12/08/11, com direção de J. J. Abrams, uma aventura juvenil com elementos de horror e ficção científica.

A ação se passa em 1979 numa pequena cidade do interior dos Estados Unidos, onde um grupo de adolescentes está trabalhando nas filmagens em super 8 de uma história de zumbis. O grupo é formado por Joe Lamb (Joel Courtney), um garoto cuja mãe morreu há pouco tempo num acidente de trabalho e que está tentando solidificar o relacionamento com o pai, o policial Jackson (Kyle Chandler); a bela Alice Dainard (Elle Fanning), a única menina no meio de tantos garotos e que também tem dificuldade na relação com o pai alcoólatra (Louis, interpretado por Ron Eldard); o talentoso aspirante a diretor Charles (Riley Griffiths); o divertido Cary (Ryan Lee), que gosta de se maquiar de zumbi; Martin (Gabriel Basso), que faz o papel do galã detetive; e Preston (Zach Mills). Porém, quando o grupo está filmando algumas cenas à noite, eles testemunham um grave acidente no choque entre um trem e um caminhão, liberando uma carga estranha e permitindo a fuga no meio dos escombros de uma criatura misteriosa, despertando rapidamente a atenção do exército, que se movimenta para isolar a área e abafar as evidências.

“Super 8” parece ter como foco principal a relação de amizade entre os adolescentes e seus dramas familiares, e apenas como pano de fundo uma trama de horror e FC numa típica conspiração governamental. E mesmo que nossa preferência normalmente pendesse para o contrário, a ideia funciona bem. E apesar de prevalecer também um ritmo mais cadenciado na condução da história, não faltam boas cenas noturnas de ação com explosões e perseguições. A diversão está garantida, seja pela história interessante dos adolescentes, seja pelos elementos fantásticos presentes no filme.

Notam-se também homenagens a outros filmes do próprio Spielberg como “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, “E.T.” e “Os Goonies”, além do cineasta George Romero (nome eternamente ligado à temática dos zumbis). Vale a pena ficar atento também à exibição dos créditos finais, onde são apresentadas várias cenas divertidas do filme amador de zumbis dos garotos.

Super 8” (Super 8, EUA, 2011) # 571 – data: 14/11/11

www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 14/11/11)