As Noivas do Vampiro (The Brides of Dracula, Inglaterra, 1960)


Transilvânia, terra de florestas escuras, montanhas secas e imensos lagos escuros. Ainda o lar de feitiçaria e da bruxaria como o século 19 a descortinou. Conde Drácula, monarca de todos os vampiros, está morto, mas seus discípulos vivem, para espalhar seu culto e corromper o mundo”.

As Noivas do Vampiro” (The Brides of Dracula, 1960), lançado em DVD no Brasil pela “NBO”, é o segundo filme da série de Drácula do cultuado estúdio inglês “Hammer”, precedido pelo clássico “O Vampiro da Noite” (Horror of Dracula, 1958), com Christopher Lee no papel do vampiro e Peter Cushing como seu incansável oponente Dr. Van Helsing. Depois vieram “Drácula: O Príncipe das Trevas” (1966), “Drácula, O Perfil do Diabo” (1968), “Sangue de Drácula” (1970), “O Conde Drácula” (1970), “Drácula no Mundo da Mini Saia” (1972) e “Os Ritos Satânicos de Drácula” (1973).
Com direção de Terence Fisher, o principal cineasta da “Hammer”, e a presença sempre carismática de Peter Cushing, “As Noivas do Vampiro” apresenta o ator inglês David Peel no papel do vampiro descendente do Conde Drácula, ao contrário de todos os outros filmes da série, estrelados pelo ícone Christopher Lee.
Uma jovem professora de francês, Marianne Danielle (Yvonne Monlaur), chega a um pequeno vilarejo com o objetivo de lecionar numa escola para moças localizada próxima ao Castelo da baronesa Meinster (Martita Hunter). Ela passa uma noite no castelo luxuoso e conhece o jovem e misterioso filho da baronesa (David Peel), que é mantido acorrentado em aposentos isolados, recebendo apenas os cuidados da serviçal Greta (Freda Jackson). Seduzida pelo jovem, Marianne consegue encontrar a chave que o liberta das correntes, e novas mortes surgem nas proximidades do vilarejo, com moças encontradas sem sangue e com duas marcas no pescoço. Para combater o vampiro, um padre local chama o Dr. Van Helsing (Cushing), que chega para tentar salvar a jovem professora e interromper as ações do sugador de sangue.
O filme tem todas as características que marcaram eternamente as produções da “Hammer”, com um pequeno vilarejo atormentado pela ameaça de um vampiro, aldeões amedrontados, florestas fantasmagóricas envoltas em névoas sinistras, e um castelo imponente no alto de uma montanha. Foi o único papel de David Peel como um vampiro, aliás, sua carreira foi curta e deixou de atuar pouco tempo depois desse trabalho. Peter Cushing ainda estava no início do grande legado que deixou na “Hammer”, mas sua presença obviamente foi o grande diferencial para não tornar “As Noivas do Vampiro” apenas mais um filme convencional. Pois o roteiro escrito por várias pessoas (Peter Bryan, Edward Percy, Anthony Hinds e Jimmy Sangster), não conseguiu fugir de uma história trivial centrada no combate entre o vampiro e seu algoz, com uma bela moça indefesa entre eles. Apesar disso, e pela presença de Cushing e da atmosfera característica da “Hammer”, o filme é indispensável no acervo dos fãs e colecionadores.

“As Noivas do Vampiro” (The Brides of Dracula, Inglaterra, 1960) # 553 – data: 05/06/10
www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 05/06/10)