Uma Noite Alucinante 3 (Army of Darkness, EUA, 1992)



Uma Noite Alucinante 3” (Army of Darkness, 1992) completa a trilogia do diretor Sam Raimi, após o sangrento e indispensável “The Evil Dead” (1982) e a refilmagem com humor negro “Evil Dead II” (1987). Novamente dessa vez, Raimi (agora famoso pelos filmes milionários da franquia “Homem-Aranha”) optou por um filme carregado de humor e situações bizarras, muitas vezes pendendo para um verdadeiro “pastelão”.
Dando continuidade ao final do segundo filme, Ash (Bruce Campbell) retorna para o passado, numa época medieval, e se vê obrigado a encontrar o livro maldito “Necronomicon” para tentar retornar ao seu mundo e livrar os aldeões locais da ameaça de demônios e um exército da escuridão, formado por esqueletos de soldados mortos em batalhas.
O filme tem bons efeitos especiais e interessantes cenas em “stop motion”, mas abandonou o horror no primeiro filme da série. Agora temos apenas lutas e piadas para todos os lados.
(Atenção - Spoilers). Curiosamente, existem dois finais: o oficial mostra Ash retornando ao seu tempo e enfrentando um demônio no supermercado em que trabalha, e o alternativo (e muito mais interessante e pessimista), mostra Ash cometendo uma gafe no procedimento mágico descrito no “Necronomicon” e retornando além da época correta, encontrando um mundo morto pós-apocalíptico.

“Uma Noite Alucinante 3” (Army of Darkness, EUA, 1992) # 554 – data: 26/09/10
www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 26/09/10)