A Casa de Usher (House of Usher, EUA, 1960)



Quando temos reunidos num mesmo filme o astro Vincent Price, o diretor e produtor Roger Corman, o roteirista Richard Matheson e o escritor Edgar Allan Poe, um verdadeiro “Quarteto Fantástico” do Horror, o resultado é o divertido clássico “A Casa de Usher” (House of Usher, 1960), também conhecido no Brasil como “O Solar Maldito”.
Produzido pela nostálgica “American International”, de James H. Nicholson e Samuel Z. Arkoff, o filme é o primeiro do famoso ciclo de adaptações que Roger Corman fez de histórias de Edgar Allan Poe, e nesse caso explorando o conto “A Queda da Casa de Usher” (The Fall of House of Usher), publicado em 1839.
O jovem Philip Winthrop (Mark Damon) é apaixonado por Madeline Usher (Myrna Fahey), que conheceu em Boston e que está agora morando na lúgubre mansão da família, numa região inóspita, com o misterioso irmão Roderick (Vincent Price). Ele chega após longa viagem até o antigo casarão à procura de sua amada, com a intenção de levá-la para se casar, mas é mal recebido por Roderick, que insiste para que o rapaz vá embora, alegando que sua irmã e ele próprio sofrem de uma terrível maldição familiar que os levará à morte em breve. A família Usher é conhecida por uma história de selvagens degradações, e a mansão onde eles vivem, sempre envolta numa névoa sinistra, rodeada de um lago profundo de águas fétidas e cercada de árvores mortas e fantasmagóricas, possui uma essência maligna que influencia seus moradores. A casa tem enormes rachaduras nas paredes seculares e está em contante tremor como se ruísse a qualquer momento. Porém, o jovem Winthrop não se convence que Madeline esteja doente, não dá credibilidade às palavras de Roderick e insiste em levá-la da casa, criando um grande conflito na já amaldiçoada família Usher.
“A Casa de Usher” é um dos melhores filmes de horror da cultuada carreira do rei do cinema “B” Roger Corman, na grande parceria que fez com o lendário ator Vincent Price, explorando um clima constante de profunda melancolia de uma família amaldiçoada por um passado de crimes. Roderick sofre com uma acentuada sensibilidade dos sentidos, onde a existência de quaisquer ruídos podem se transformar em tormentos para seu cérebro. Já a bela Madeline, aparentemente saudável, enfrenta problemas graves com catalepsia, um tema recorrente na literatura sombria de Poe, que era obcecado pelo horror agonizante de alguém sendo enterrado vivo. O destaque do pequeno elenco, que ainda conta com um inevitável mordomo, Bristol (Harry Ellerbe), não poderia deixar de ser o ícone Vincent Price (falecido em 1993), que como sempre, esbanja talento ao interpretar um personagem simultaneamente aristocrático e terrivelmente sinistro. Um dos destaques certamente é a sequência do pesadelo do jovem Philip Winthrop, toda filmada numa atmosfera onírica macabra memorável.
A série de filmes de Roger Corman da década de 1960 com histórias baseadas na obra macabra de Edgar Allan Poe, é formada ainda por “A Mansão do Terror” (1961), inspirado em “O Poço e o Pêndulo”; “Obsessão Macabra” (1962), do conto “Enterrado Vivo” e com elenco liderado pelo brilhante Ray Milland; “Muralhas do Pavor” (1962), antologia dos contos “Morella”, “O Gato Preto” e “O Caso do Sr. Valdemar”; “O Corvo” (1963); “O Castelo Assombrado” (1963); “A Orgia da Morte” (1964), do conto “A Máscara da Morte Rubra”; e “O Túmulo Sinistro” (1964), baseado na história “Ligeia”, sendo a maioria estrelada por Vincent Price.
“A Casa de Usher” foi lançado em DVD em 03/11/13 pela Coleção Folha “Grandes Livros no Cinema” número 13, junto com um livro de capa dura e leitura rápida em 64 páginas, trazendo diversas informações, curiosidades e análises críticas do filme e do conto de Poe. Como material extra do DVD, temos a versão francesa muda em preto e branco de 1928, originalmente intitulada “La chute de la maison Usher”, dirigida por Jean Epstein.
A Casa de Usher” (House of Usher, EUA, 1960) # 550 – data: 21/03/10
(postado em 21/03/10)