Força Sinistra (Lifeforce, EUA / Inglaterra, 1985)


Uma missão espacial para investigar e estudar o Cometa Halley, descobre uma nave alienígena oculta na cauda do cometa e resgata os corpos de três misteriosas criaturas humanóides, mantidas em animação suspensa. A nave retorna para a Terra, mas com os tripulantes mortos, e os alienígenas revelam-se vampiros que buscam a energia vital de suas vítimas.
Quando o assunto é o divertido filme “Força Sinistra” (Lifeforce, 1985), baseado no livro “Vampiros do Espaço” (Space Vampires, lançado em 1976), de Colin Wilson, três coisas vem à cabeça instantaneamente: os anos 80 e seus filmes inesquecíveis (também fazem parte dessa década preciosidades como “The Evil Dead”, “Hellraiser”, “A Volta dos Mortos-Vivos”, “Re-Animator”, etc...); o cineasta Tobe Hooper, cujo nome está associado ao Horror, e sua carreira de altos e baixos (ele também dirigiu o clássico absoluto “O Massacre da Serra Elétrica” em 1974, e um monte de porcarias nos anos seguintes, com raras exceções); e a belíssima atriz francesa Mathilda May nua, fazendo o papel de uma escultural vampira do espaço sideral (e que depois sumiu, permanecendo no anonimato).

“Força Sinistra” (Lifeforce, Estados Unidos / Inglaterra, 1985) # 533 – data: 11/07/09
www.bocadoinferno.com / www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 11/07/09)

Transformers: A Vingança dos Derrotados (Transformers: Revenge of the Fallen, EUA, 2009)


Eu até gosto de “cinema pipoca”, procuro ver em tela grande o máximo de filmes possível, mas tem hora que “enche o saco”. “Transformers 2”, que estreou nos cinemas brasileiros em 23/06/09, tem barulheira demais, o tempo todo, numa tática do diretor Michael Bay em não deixar o espectador um só minuto pensar na história, porque justamente o filme não tem roteiro, apenas efeitos especiais e robôs gigantes alienígenas que se transformam em carros e aviões, em meio a tiroteios e perseguições para todos os lados. Mesmo sabendo de tudo isso previamente, fui ao cinema e consegui alguma diversão passageira por cerca de duas horas, mas confesso que nos minutos finais, e pela falta de história e o pouco apresentado ainda sendo previsível ao extremo (clichês cansativos, casalzinho de heróis, piadas imbecis, final feliz, gancho para continuação, etc, etc...), fui dominado por um acesso de sono terrível.

“Transformers: A Vingança dos Derrotados” (Transformers: Revenge of the Fallen, Estados Unidos, 2009) # 532 – data: 05/07/09
www.bocadoinferno.com / www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 05/07/09)

Strange Girls (Strange Girls, Estados Unidos, 2008)


Duas irmãs gêmeas, Virginia Gruczechy (Angela Berliner) e Georgia (Jordana Berliner), saem finalmente de um hospital psiquiátrico para tentarem levar uma vida comum. Com comportamentos estranhos perante as outras pessoas, agindo de forma sincronizada e se comunicando apenas entre si, elas enfrentam problemas de adaptação fora da clínica, se envolvendo em assassinatos. As coisas pioram ainda mais quando uma delas se apaixona por um jovem vizinho, despertando o ciúme e ira da irmã.
Strange Girls” é o típico filme arrastado, daqueles que você fica olhando no relógio e torce para acabar logo. Até tem algumas mortes com doses de violência, mas o roteiro possui uma idéia básica que não foi bem aproveitada e desenvolvida, na figura das duas irmãs “estranhas” que poderiam ser bem mais ameaçadoras e insanas. Dirigido, escrito, editado e produzido por Rona Mark, o filme fez parte da “Mostra Competitiva Internacional” do “SP Terror” 2009.

“Strange Girls” (Strange Girls, Estados Unidos, 2008) # 531 – data: 29/06/09
www.bocadoinferno.com / www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 01/07/09)

O Proprietário (El Propietario / The Owner, Argentina, 2008)


Uma atriz lésbica de filmes de horror aluga um apartamento, onde o proprietário (um homem idoso, obeso e careca) mora ao lado e mantém o ambiente todo monitorado por câmeras de vídeo. Dessa forma, ele observa as cenas quentes de sexo da nova inquilina com sua parceira, registrando tudo em filmes. O proprietário acaba ficando obcecado pela jovem e constantemente injeta gás no apartamento para dopar a moça, aproveitando-se para fazer sexo com ela enquanto está inconsciente. Sua obsessão torna-se cada vez mais crescente levando o caso para assassinatos e um final dramático.
Após ver o filme argentino “O Proprietário”, a impressão que se tem é tratar-se de algo diferente e bizarro. Não é necessariamente ruim, mas também não desperta interesse algum (até tem mulheres peladas, mas elas também não são bonitas). Há boas doses de mortes violentas e sangue manchando a tela, mas a história é tão esquisita e arrastada que não acrescenta nada. Filme dispensável, que fez parte do “SP Terror” concorrendo na “Mostra Competitiva Ibero-Americana”.

“O Proprietário” (El Propietario / The Owner, Argentina, 2008) # 530 – data: 29/06/09
www.bocadoinferno.com / www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 01/07/09)

Deixe Ela Entrar (Lat Den Ratte Komma In / Let the Right One In, Suécia, 2008)


Um garoto de 12 anos, Oskar (Kare Hedebrant), enfrenta problemas na escola sendo constantemente ameaçado por um grupo de colegas. Porém, ele encontra em sua recém chegada vizinha de apartamento, Eli (Lina Leandersson), uma amiga noturna misteriosa que o ajuda a encarar o medo.
Para nossa sorte, sempre existem filmes que se diferenciam totalmente da imensa produção comum em todos os cantos do planeta. O sueco “Deixe Ela Entrar” é um deles, com uma história ambientada em 1982 sobre uma bela relação de amizade entre um garoto e uma vampira. Filmaço repleto de sensibilidade e situações sugeridas, não deixando de lado fortes cenas de violência, além do respeito por algumas características tradicionais do vampirismo e sua selvageria peculiar.
O roteiro é tão cativante que é criada uma forte empatia entre o espectador e a dupla de protagonistas mirins, fazendo-nos torcer por eles. Confesso que tenho preferência por finais pessimistas e depressivos em filmes de horror, para que as histórias tenham uma maior veracidade num paralelo com a realidade do mundo, mas no caso de “Deixe Ela Entrar”, apreciei com entusiasmo o desfecho totalmente adequado e bem escolhido.
O filme foi apresentado como uma das grandes atrações do festival de cinema “SP Terror” em São Paulo, fazendo parte de uma “Mostra Competitiva Internacional”.

“Deixe Ela Entrar” (Lat Den Ratte Komma In / Let the Right One In, Suécia, 2008) # 529 – data: 28/06/09
www.bocadoinferno.com / www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 01/07/09)

O Visitante de Inverno (Visitante de Invierno / The Owner, Espanha / Argentina, 2008)


Ariel Lambert (Santiago Pedrero) é um jovem em tratamento psiquiátrico que se muda com a mãe e irmã para uma pequena estância pouco habitada na Argentina durante o inverno para tentar uma reabilitação. Ele se apaixona por uma garçonete espanhola, Marisa (Ana Cuerdo), e enfrenta a ira de uma gang local de deliquentes. Porém, após descobrir que um assassino serial está sequestrando garotos, mantendo-os prisioneiros em sua casa para depois devora-los, seu maior desafio será tentar convencer a todos sobre a existência do psicopata, e que não é apenas mais uma alucinação.
Apresentado no evento “SP Terror” em São Paulo, numa “Mostra Competitiva Ibero-Americana”, “O Visitante de Inverno” é um interessante filme argentino que explora os tradicionais elementos do sub-gênero “slasher”, na figura de um psicopata assassino que devora suas vítimas, com uma história bem elaborada, prendendo a atenção do espectador, e investindo bastante numa atmosfera de suspense, com destaque para as cenas onde o protagonista sofre crises de asma no meio de situações tensas. Porém, infelizmente, uma falha notável não pode deixar de ser registrada: o deslize com um desfecho literalmente “explosivo” e tipicamente “hollywoodiano”, que poderia ter sido evitado.

“O Visitante de Inverno” (Visitante de Invierno / Winter Visitor, Espanha / Argentina, 2008) # 528 – data: 28/06/09
www.bocadoinferno.com / www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 01/07/09)