Deixe Ela Entrar (Lat Den Ratte Komma In / Let the Right One In, Suécia, 2008)


Um garoto de 12 anos, Oskar (Kare Hedebrant), enfrenta problemas na escola sendo constantemente ameaçado por um grupo de colegas. Porém, ele encontra em sua recém chegada vizinha de apartamento, Eli (Lina Leandersson), uma amiga noturna misteriosa que o ajuda a encarar o medo.
Para nossa sorte, sempre existem filmes que se diferenciam totalmente da imensa produção comum em todos os cantos do planeta. O sueco “Deixe Ela Entrar” é um deles, com uma história ambientada em 1982 sobre uma bela relação de amizade entre um garoto e uma vampira. Filmaço repleto de sensibilidade e situações sugeridas, não deixando de lado fortes cenas de violência, além do respeito por algumas características tradicionais do vampirismo e sua selvageria peculiar.
O roteiro é tão cativante que é criada uma forte empatia entre o espectador e a dupla de protagonistas mirins, fazendo-nos torcer por eles. Confesso que tenho preferência por finais pessimistas e depressivos em filmes de horror, para que as histórias tenham uma maior veracidade num paralelo com a realidade do mundo, mas no caso de “Deixe Ela Entrar”, apreciei com entusiasmo o desfecho totalmente adequado e bem escolhido.
O filme foi apresentado como uma das grandes atrações do festival de cinema “SP Terror” em São Paulo, fazendo parte de uma “Mostra Competitiva Internacional”.

“Deixe Ela Entrar” (Lat Den Ratte Komma In / Let the Right One In, Suécia, 2008) # 529 – data: 28/06/09
www.bocadoinferno.com / www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 01/07/09)