Longa Distância (Long Distance, 2005)


A bela atriz Monica Keena (de “Freddy vs. Jason”) é a protagonista desse thriller sobre traição e assassinato, lançado em DVD no Brasil pela “California”. Ela é Nicole Freeman, uma estudante graduada que está trabalhando numa tese, e mora num prédio que foi uma escola no passado. Recentemente separada do namorado Chris Lundgreen, um fotógrafo com quem morava no apartamento, ela não imaginava as conseqüências de um telefonema errado que deu, surpreendendo um assassino no ato do crime. A partir daí, ela passou a receber constantes ligações do criminoso em série, que se identificou como Joe (Kevin Chapman), colocando-a num jogo psicológico de tensão crescente, enquanto outras vítimas eram brutalmente assassinadas. Para comandar as investigações, surge um detetive da polícia de Boston, Frank Halsey (Ivan Martin), e uma agente especial do FBI, Margaret Wright (Tamala Jones), uma psicóloga criminalista especializada na identificação do perfil de assassinos.
Longa Distância” (Long Distance, 2005) é um thriller comum na maior parte do tempo, parecido com tantos outros produzidos por aí, trazendo os conhecidos elementos do gênero, com alguns momentos de suspense, tensão psicológica, mortes (sem violência “on screen”), investigação policial e a utilização do telefone como meio de comunicação com o assassino. Porém, há um esforço do roteiro em apresentar uma reviravolta significativa próximo ao final (e qualquer informação adicional seria um “spoiler” comprometedor), que coloca o filme numa situação um pouco acima da média. Mas, de forma geral, é um típico filme daqueles que a TV Globo apresenta em sua tradicional sessão “Super Cine” dos Sábados à noite.

“Longa Distância” (Long Distance, Estados Unidos, 2005) # 459 – data: 07/09/07
www.bocadoinferno.com / www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 13/09/07)

Morto em 3 Dias (Dead in 3 Days, Áustria, 2006)


Um assassino misterioso ataca um grupo de jovens motivado por um plano de vingança. Essa idéia ainda continua sendo explorada, e dessa vez por um “slasher” austríaco, dirigido por Andreas Prochaska. “Morto em 3 Dias” (Dead in 3 Days, 2006) foi lançado em DVD pela “California” e mostra uma turma de cinco estudantes na faixa dos 18 anos que estão festejando a formatura. O grupo é formado por dois casais de namorados, Nina (Sabrina Reiter) e Martin (Laurence Rupp), e Alex (Nadja Vogel) e Clemens (Michael Steinocher), além de Mona (Julia Rosa Stockl). Após receberem uma mensagem ameaçadora em seus telefones celulares, dizendo que morrerão em 3 dias, ocorre uma reviravolta em suas vidas obrigando-os a lutar pela sobrevivência, sendo perseguidos por um assassino, contando apenas com uma ajuda não muito eficiente da polícia que está investigando o caso, no comando do oficial Kogler (Andreas Kiendl).
O filme apresenta adolescentes que não são tão idiotas como os tradicionais filmes similares americanos, mas também não consegue fugir dos mesmos velhos clichês do gênero, principalmente no que diz respeito a situações forçadas do roteiro, bastante improváveis e inseridas na história apenas para facilitar o trabalho de quem escreveu (Thomas Baum, em parceria com o próprio diretor). Tem algumas mortes, mas nada marcante, com um destaque maior para uma cena de decapitação. A incompetência da polícia e as facilidades do assassino em suas ações são alguns dos fatores que fazem de “Morto em 3 Dias” outro “slasher” comum em meio a tantos que são produzidos, com a diferença de ser um filme vindo da Áustria, variando um pouco o já desgastado cinema de horror adolescente feito nos Estados Unidos.

“Morto em 3 Dias” (Dead in 3 Days / In 3 tagen bist du tot, Áustria, 2006) # 458 – data: 02/09/07
www.bocadoinferno.com / www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 03/09/07)