Jogos Mortais IV (Saw IV, 2007)


Lançado nos cinemas brasileiros em 26/10/07, essa é uma daquelas franquias de horror que são muito populares e comentadas, tanto que todos os filmes foram exibidos nas telas grandes, devido ao satisfatório retorno comercial que a marca já garante aos produtores. O mesmo acontece de forma similar com outras franquias como “Premonição” e “Resident Evil”.
Nesse quarto filme, continua a idéia de uma trama complexa cheia de surpresas, reviravoltas e revelações, manipulando o espectador com pistas e convidando a interagir com os tais “jogos mortais” planejados por Jigsaw (Tobin Bell). Existe uma significativa relação de eventos com os filmes anteriores e qualquer informação adicional sobre a história poderá ser um importante “spoiler”. O que pode ser revelado sem comprometimento, é que a violência característica da série, com mortes sangrentas e criativas, continua com grande intensidade.
Mas, nota-se claramente a existência de muitas situações forçadas e que a combinação entre armadilhas, torturas e sangue já não funciona mais com a mesma eficiência, sinalizando para o fim da série como uma atitude de bom senso. Porém, não é o que provavelmente pensam os produtores, ao deixarem um enorme gancho para a continuidade com um quinto filme.

“Jogos Mortais IV” (Saw IV, Estados Unidos, 2007) # 467 – data: 02/11/07
www.bocadoinferno.com / www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 03/11/07)