Pirado no Espaço (Rocketman, 1997)


Pirado no Espaço” (Rocketman, 1997) é uma produção da “Walt Disney Pictures” e por isso mesmo já dá para imaginar como deve ser o filme: uma ingênua comédia infanto-juvenil, e nesse caso específico, com elementos de ficção científica.
Um gênio da informática (Harland Williams), mas também um cara patético e piadista, é convocado pela NASA para participar de um programa de treinamento para substituir um astronauta impossibilitado de viajar, numa missão inédita para o planeta vermelho Marte. Com ele fazem ainda parte da equipe de exploração espacial, um comandante convencido (William Sadler), uma bela geóloga (Jessica Lundy) e um chimpanzé. Porém, assim como ocorreu na realidade com uma das naves do projeto “Apolo”, a viagem para Marte tem também alguns problemas imprevistos como a ocorrência de uma forte tempestade na superfície do planeta que dificultou a partida de volta para a Terra, exigindo a ajuda da base em Houston, e as habilidades incomuns do astronauta trapalhão.
Cheio de piadas (algumas que até funcionam, e outras bem forçadas e sem graça), o filme tem direção de Stuart Gillard e é aquela típica diversão familiar, com uma história “bonitinha” de viagem espacial de pesquisas rumo ao desconhecido planeta Marte, em busca de encontrar provas de vida. Tem alguns momentos engraçados na fase de treinamento do protagonista, um nerd especialista em computadores, assim como durante a viagem, mas tem também várias situações banais que dão sono no espectador. No fim, apenas uma diversão ligeira e que se assiste apenas uma vez na vida. Lançado em VHS pela “Abril”.

“Pirado no Espaço” (Rocketman, Estados Unidos, 1997) # 457 – data: 26/08/07
www.bocadoinferno.com / www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 28/08/07)