Venom (2005)


Um grupo de adolescentes desinteressantes que vivem numa pequena cidade do interior dos Estados Unidos torna-se vítima dos ataques furiosos de um assassino. Entre os jovens estão dois casais de namorados, Eric (Jonathan Jackson) e Eden (Agnes Bruckner), e Sean (D. J. Cotrona) e Rachel (Laura Ramsey), além de Ricky (Pavel Szajda), Cece (Meagan Good), Tammy (Bijou Phillips) e Patty (Davetta Sherwood). Eles são perseguidos por um homem rude, o dono de um posto de gasolina Ray Sawyer (Rick Cramer). Ele sofre um acidente fatal envolvendo seu caminhão guincho e o carro da avó de Cece, a Sra. Emmie (Deborah Duke), uma mulher envolvida em rituais de vodu e que trazia uma maleta com algo misterioso em seu interior. Após cair nas águas escuras de um pântano, Ray é picado por cobras sobrenaturais que o trazem de volta à vida, só que num corpo quase indestrutível que carrega a maldade de uma infinidade de pessoas exorcizadas em rituais de magia negra. A partir daí, o que se segue são apenas as mesmas correrias, perseguições, gritarias e mortes de sempre...

Com direção de Jim Gillespie, roteiro de Flint Dille, John Zuur Platten e Brandon Boyce, produção de Kevin Williamson (parceiro de Wes Craven na trilogia “Pânico”) e produção executiva de Bob e Harvey Weinstein (da “Dimension Films”), “Venom” (2005) é apenas mais um filme comum e sem atrativos, que explora o tema da magia negra e vodu para compor uma história de assassino sobrenatural perseguindo jovens adolescentes. A fotografia é escura demais e o roteiro é excessivamente previsível (sabemos com antecedência como será o desfecho, que sempre é o mesmo na grande maioria dos filmes similares). Quanto ao elenco, é totalmente inexpressivo e os jovens da história são tão fúteis e descartáveis que apenas conseguem despertar uma vontade no espectador de vê-los morrerem o mais rápido possível e de preferência das formas mais dolorosas e violentas.
Para compensar um pouco a favor (o que é pouco), temos um bom trabalho nos efeitos especiais, sob a responsabilidade do técnico francês Patrick Tatopoulos, o mesmo de filmes conhecidos como “Drácula de Bram Stoker” (92), “Stargate” (94), “Independence Day” (96), “Godzilla” (98), “Supernova”, “A Reconquista” e “Eclipse Mortal” (todos de 2000), “Habitantes da Escuridão” (02), “Anjos da Noite – Underworld” (03) e “A Caverna” (05), entre outros. E vale um destaque para uma das cenas de mortes, onde uma jovem é empalada violentamente no galho de uma árvore.
No mais, é apenas mais um filme trivial, explorando a já saturada idéia de “jovens perseguidos por assassino”.

“Venom” (Venom, Estados Unidos, 2005) # 437 – data: 02/05/07 – avaliação: 4 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 03/05/07)