Zombies (Wicked Little Things, 2006)


“No inverno de 1913, vinte e duas crianças foram forçadas a trabalhar nas minas de carvão de Addytown, Pennsylvania. Elas nunca voltaram para casa.”

Uma mulher viúva recentemente, Karen Tunny (Lori Heuring), e suas duas filhas, a adolescente Sarah (Scout Taylor-Compton, a Laurie Strode da refilmagem de “Halloween”, 2007) e a pequena Emma (Chloe Moretz), se mudam para a minúscula cidade de Addytown, no Estado americano da Pennsylvania, indo morar na antiga casa herdada da família do marido, que está suja, abandonada, escondida e isolada nas montanhas. Lá, elas descobrem uma lenda local sobre um grupo crianças que assombram a floresta à noite, fantasmas perturbados por suas mortes violentas no início do século 20, onde foram soterradas vivas na explosão de uma mina de carvão de propriedade da família Carlton.

Zombies” (também conhecido como “Wicked Little Things”) é uma produção americana de 2006, lançada em DVD no Brasil pela “California Filmes”. Com direção de J. S. Cardone, a partir do roteiro de Ben Adivi e história de Boaz Davidson, o filme explora um tema sempre interessante, apresentando crianças como fantasmas assassinos e zumbis carnívoros, que vagueiam errantes pela escuridão de uma floresta coberta por uma névoa espessa, portando picaretas, machados e pás, à procura de carne e sangue dos invasores de seu território. Elas tornaram-se vingativas por causa do mal que sofreram, obrigadas a trabalhar num local hostil e cheio de claustrofobia.
Como destaques temos as filmagens noturnas na floresta, envolta numa atmosfera sinistra, com vários momentos tensos de perseguição num ambiente fantasmagórico, não faltando cenas de mortes sangrentas e canibalismo (onde até um porco não escapa de tornar-se vítima das crianças famintas, massacrado numa morte dolorosa). Porém, inevitavelmente encontramos também no filme vários clichês que existem exatamente para facilitar o trabalho do autor do roteiro. Temos alguns personagens totalmente insignificantes, criados na história apenas para servirem de alimento aos zumbis, como os novos amigos que Sarah conheceu na cidade, o casal de namorados Sean (Chris Jamba) e Lisa (Julie Rogers), além do jovem Tim (Craig Vye), que se interessa pela adolescente recém chegada. Temos também o “maluco” que mora na floresta e conta histórias bizarras sobre o local, Aaron Hanks (Ben Cross). E não poderia faltar o vilão, nesse caso o arrogante e covarde Carlton, um descendente dos proprietários da mina de carvão, e que quer dominar toda a região para construir um hotel.
Algumas curiosidades: em determinado momento, quando Karen e suas filhas estão chegando na casa, atravessando uma estrada estreita, Sarah faz um comentário pejorativo citando que apareceria a qualquer momento o cavaleiro sem cabeça do filme estrelado por Johnny Depp em 1999. As filmagens aconteceram no leste europeu, em Sofia, capital da Bulgária, e percebemos nos créditos que muitos atores são locais, principalmente as crianças canibais. O projeto inicial considerava Tobe Hooper (de “O Massacre da Serra Elétrica”, 1973) como o diretor, tanto que seu nome aparece no primeiro cartaz de divulgação, mas depois ele foi substituído por J. S. Cardone (de “Vampiros do Deserto”, 2001).

“Zombies” (Zombies / Wicked Little Things, Estados Unidos, 2006) # 427 – data: 24/03/07 – avaliação: 7 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 24/03/07)