Os Desconhecidos (Unknown, 2006)


Os Desconhecidos” (Unknown) é aquele tipo de filme de suspense e mistério que precisamos dispensar um cuidado adicional ao comentá-lo, pois qualquer informação revelada, por menor e aparentemente sem importância que seja, pode ser na verdade um grande “spoiler” e comprometer a diversão de quem ainda vai assistir. Tanto que nos créditos finais os personagens estão identificados pelas roupas que usam ou por alguma característica da história (também aparecem em seguida seus nomes no filme, portanto uma recomendação é não ler esses créditos previamente).
Com direção de Simon Brand e roteiro de Matthew Waynee, “Os Desconhecidos” (lançado em DVD no Brasil) é um filme americano de 2006 que tem um elenco formado por nomes que já despertam um interesse especial, com Jim Caviezel, Barry Pepper, Greg Kinnear, Joe Pantoliano, Jeremy Sisto e o veterano Peter Stormare, além da bela Bridget Moynahan.

Na história, cinco homens acordam num depósito sinistro e abandonado no meio do deserto. Alguns deles estão feridos ou amarrados e todos perderam suas memórias, não se lembrando de seus passados, de quem são ou o que estão fazendo ali. São os personagens de Caviezel, Pepper, Pantoliano, Kinnear e Sisto, e o grande mistério é descobrir quem é quem, uma vez que um rico empresário, William Coles Jr., e seu consultor financeiro, Richard McCain, foram seqüestrados e escondidos no depósito, vigiados por três dos seqüestradores, enquanto os outros criminosos, liderados pelo perigoso Stefan Burian (Peter Stormare), tem a missão de pegar o dinheiro do resgate, que está numa mala entregue pela esposa de Coles, Eliza (Bridget Moynahan).

A história é cheia de mistérios, revelações, reviravoltas e surpresas, num clima constante de tensão e suspense que mantém a atenção o tempo todo, interagindo com o espectador no desafio de descobrir a identidade de cada um dos homens presos no depósito e que perderam suas memórias ao ingerirem um composto químico solto num acidente. Todos eles têm breves momentos de retorno de suas lembranças, que serve para movimentar ainda mais a trama e aumentar a tensão que domina o local.
“Os Desconhecidos” é um thriller curto com aproximadamente 82 minutos, numa história empolgante que explora as personalidades das pessoas, que por perderem suas memórias e não saberem quem são realmente, acabam criando um jogo psicológico entre elas, onde alternam de vilões a mocinhos e vice versa o tempo todo, numa grande interpretação do elenco, com destaque para Jim Caviezel e Barry Pepper, que recebem uma atenção maior do roteiro. E para completar, temos ainda um final surpresa com direito a reviravolta e que nos obriga a pensar e avaliar novamente toda a situação. Altamente recomendável para quem procura um filme que nos faz grudar os olhos na tela, onde não podemos perder um minuto sequer, e que deixa-nos ansiosos para saber o desfecho.

Observação: Curiosamente, a “California Filmes” lançou anteriormente no Brasil o DVD de um outro filme que recebeu o nome nacional de “Desconhecidos” (Perfect Strangers, Nova Zelândia, 2003), com Sam Neill.

“Os Desconhecidos” (Unknown, Estados Unidos, 2006) # 423 – data: 05/03/07 – avaliação: 8 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 06/03/07)