Caçados (Prey, 2007)

Um engenheiro civil americano, Thomas Newman (Peter Weller, de “Robocop – O Policial do Futuro”), recém separado de sua esposa, chega na África para acompanhar os trabalhos de construção de uma represa para uma usina hidroelétrica. Ele traz consigo sua família formada por um casal de filhos, os adolescentes David (Connor Dowds) e Jessica (Carly Schroeder), e a nova namorada, Amy (Bridget Moynahan, de “Unknown”). Enquanto o engenheiro vai para a obra trabalhar, sua família vai fazer um passeio de carro, sob o comando de um guia local, percorrendo a selva para ver de perto os animais selvagens.
Porém, ao saírem da estrada principal à procura de mais diversão e verem animais carnívoros em seu habitat natural, ocorre um incidente e eles são atacados por um grupo de leões famintos, ficando perdidos no meio da mata, protegidos dos perigos contando apenas com o interior do carro. A partir daí, inicia-se um pesadelo para Thomas, que parte em busca da família desaparecida, contando com a ajuda de um caçador arrogante, Crawford (Jamie Bartlett).

Caçados” (Prey, 2007) é um filme distribuído no Brasil pela “PlayArte” e lançado nos cinemas brasileiros em 13/04/07. Como o próprio título original sugere (que traduzindo para o português seria algo como “Presa”), a história mostra uma família transformada em “presa” por um grupo de felinos selvagens ávido para saborear suas carnes macias e suculentas. Algo similar ao filme “Cujo” (1983), inspirado em história de Stephen King, e com um enorme cachorro raivoso atacando uma mãe e seu filho, que estão presos num carro com pane mecânica.
Com direção do sul africano Darnell James Roodt e roteiro dele em parceria com Beau Bauman e Jeff Wadlow, “Caçados” até que consegue em algumas cenas tensas passar um sentimento incômodo para o espectador, na tentativa desesperada da família encurralada permanecer viva enquanto é vigiada e atacada por leões e leoas que querem rasgar seus corpos com os dentes afiados. A idéia de ser devorado vivo por um animal selvagem é realmente perturbadora, numa morte extremamente dolorosa e agonizante.
Porém, de uma maneira geral, o filme não convence, principalmente pelo fato das pessoas facilitarem demais o trabalho dos leões, invadindo seu território de forma irresponsável e aumentando as chances de tornarem-se vítimas da fúria assassina desses animais. Tudo é obvio demais, desde o problema de relacionamento entre Amy e Jessica, que não aceita a madrasta como substituta da mãe, e que depois se aproximam com as adversidades, até o final extremamente previsível e patético que apenas colabora para tornar o filme ainda mais fácil de ser esquecido. Os realizadores perderam uma ótima oportunidade para ousar e apresentar um desfecho mais perturbador, preferindo optar por soluções totalmente comuns e convencionais.
Vale apenas como curiosidade, e confesso que minha torcida pendeu para os leões...

“Caçados” (Prey, Estados Unidos / África do Sul, 2007) # 426 – data: 17/03/07 – avaliação: 5,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 19/03/07)