Quarentena (Isolation, 2005)


Um fazendeiro, Dan (John Lynch), aluga sua propriedade herdada da família e isolada no interior da Irlanda para um cientista, John (Marcel Iures), que está trabalhando em misteriosas experiências com o gado, recebendo o auxílio da veterinária Orla (Essie Davis). Paralelamente, um jovem casal formado por Jamie (Sean Harris) e Mary (Ruth Negga), está fugindo da família desta última. Eles invadem a fazenda com seu trailer procurando um local seguro para ficarem. Após uma cena tensa envolvendo o conturbado parto de uma vaca, algo estranho acontece espalhando o horror pela fazenda.

Quarentena” (Isolation, 2005) foi lançado em DVD no Brasil pela “Imagem Filmes”. É uma produção européia com direção e roteiro de Billy O´Brien, sendo basicamente mais um exemplo de história que explora o tema “cientista louco” e os efeitos trágicos e imprevisíveis de experiências científicas realizadas em animais (mais especificamente em vacas), com o surgimento não intencional de perigosas parasitas gosmentas que procuram hospedeiros para se reproduzirem, e principalmente o nascimento de uma criatura mutante deformada e asquerosa que vem ao mundo pronta para descarregar sua fúria e experimentar a carne e sangue humanos.
O cientista está obcecado em testar modificações genéticas capazes de criar um gado mais fértil, mais rentável, que cresceria mais rápido e estaria pronto para o abate mais cedo. Porém, os resultados de suas experiências fogem ao controle proporcionando um tipo de contaminação nos humanos que poderia desencadear uma epidemia de proporções catastróficas, caso se espalhe para além dos limites da fazenda.
Existem alguns bons momentos de tensão com filmagens noturnas de ambientes sujos, molhados, com aspecto de abandonados e carregados de um sentimento perturbador de claustrofobia em cenas de perseguição. Outro ponto positivo em “Quarentena” é o roteiro não investir em explicações detalhadas, preferindo apenas informar a idéia básica. E a existência de apenas alguns poucos personagens num filme de cerca de uma hora e meia de duração, ajuda a criar uma relação de empatia com o espectador, gerando um interesse por seus destinos.
O filme serve também como mais um alerta importante para a necessidade de um cuidado especial da humanidade na constante busca de conhecimento científico e por resultados de seu interesse, manipulando a natureza com experiências perigosas. E isso o cinema fantástico sempre tem mostrado muito bem, na forma de entretenimento, com histórias que exploram as ações inescrupulosas dos homens da ciência e os efeitos destrutivos de suas experiências e descobertas.

“Quarentena” (Isolation, Inglaterra / Irlanda, 2005) # 422 – data: 03/03/07 – avaliação: 7,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 05/03/07)