Abominável (Abominable, 2006)


Na pequena cidade americana de Flatwoods, os fazendeiros estão intrigados com as mortes violentas e misteriosas de seus animais de criação. Um alpinista, Preston Rogers (Matt McCoy), está retornando para sua casa numa floresta após o acidente trágico que matou sua esposa e o deixou paralítico quando escalavam uma montanha. Ele é acompanhado por Otis Wilhelm (Christien Tinsley), um sujeito designado pelo médico de Preston para auxiliá-lo na tentativa de adaptação à vida normal. Paralelamente, na casa ao lado chega um grupo de turistas formado por cinco jovens mulheres à procura de descanso e diversão. São elas, Karen (Ashley Hartman), Michelle (Natalie Compagno), Tracy (Tiffany Shepis), CJ (Karin Anna Cheung) e Amanda (Haley Joel). O que ninguém imaginava é a aparição improvável de uma criatura enorme, furiosa e violenta (interpretada por Michael Deak), que uma vez incomodada com a invasão de seu território, passa a rondar as casas com o objetivo de saborear as carnes de seus moradores.

Num primeiro momento, depois que você descobre que “Abominável” (Abominable, 2006) é mais um filme que explora a lenda do “Sasquatch” ou “Yeti” ou “Pé Grande”, aquela criatura imensa mistura de homem e macaco, que costuma aterrorizar quem invade seu território nas florestas e montanhas de temperaturas mais frias, a impressão inevitável é de que deve se tratar de mais uma tranqueira oportunista, principalmente por causa de um tema já desgastado ao extremo pelo cinema. Você logo pensa na total falta de originalidade dos realizadores.
Porém, as coisas melhoram um pouco depois de descobrir que no elenco, apesar de pequenas participações, temos Jeffrey Combs (com óculos de lentes grossas, cabelo desarrumado e cara de “doido”) e Lance Henriksen (como o caçador Ziegler Dane, que conta uma história muito engraçada envolvendo um rinoceronte com diarréia). Eles que são atores super carismáticos e nomes totalmente identificados com os filmes de horror. E, de forma surpreendente, “Abominável” até que é um interessante e divertido filme do gênero, com boas doses de suspense, filmagens noturnas, cenas de tensão, mortes violentas e um final bem apropriado.
Lançado no Brasil em DVD pela “FlashStar” no final de 2006, com roteiro e direção de Ryan Schifrin e duração de 90 minutos, ainda podemos citar como outra curiosidade que merece registro, a participação rápida da atriz Dee Wallace-Stone (de “Quadrilha de Sádicos”, “Grito de Horror”, “E.T. – O Extraterrestre”, “Cujo” e “A Hora das Criaturas”) no prólogo, fazendo o papel de Ethel Hoss, a esposa do fazendeiro (Rex Linn) ávido por capturar a criatura responsável pela morte sangrenta de cavalos e gado de sua propriedade.
Podemos também perceber uma certa homenagem ao clássico “Janela Indiscreta” (Rear Window, 1954), de Alfred Hitchcock e com James Stewart e Grace Kelly, nas cenas onde o paralítico Preston, preso numa cadeira de rodas, observa os movimentos na casa ao lado com um binóculo, sendo testemunha ocular dos ataques da fera contra as moças desprotegidas. Outro detalhe digno de menção é a decisão acertada do diretor em somente mostrar a criatura por inteiro e mais detalhadamente com cerca de uma hora de filme, optando primeiramente por apenas mostrar cenas rápidas com a face do mostro, seus olhos vermelhos e dentes afiados.

“Abominável” (Abominable, Estados Unidos, 2006) # 425 – data: 15/03/07 – avaliação: 7 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 15/03/07)