A Floresta (2006)


“... e depois todas as outras meninas se juntaram e apunhalaram ela e esmagaram a cabeça dela com toras de madeira. E quando ela tinha virado uma grande e mole pilha de tripas, ossos e sangue, elas a jogaram no poço, aquele mesmo lá do jardim...”

O ano é 1965. O casal formado por Joe Fasulo (Bruce Campbell) e sua esposa Alice (Emma Campbell) está levando sua filha problemática mas com uma inteligência especial, Heather (Agnes Bruckner), para o colégio interno “Falburn”, exclusivo para moças e localizado no meio de uma floresta isolada em New England. A escola é misteriosa e estranha, características confirmadas pelos perfis da severa diretora Srta. Traverse (Patricia Clarkson) e das professoras não menos exigentes e exageradas como a Srta. Leland (Catherine Colvey) e a Srta. Mackinaw (Marcia Bennett), que tem um inquietante tique nervoso.
Uma vez no internato, Heather encontra outras alunas como a discreta Marcy Turner (Lauren Birkell), com quem faz amizade, e a arrogante Samantha Wise (Rachel Nichols), uma espécie de líder local que implica com sua chegada. Mas os piores problemas ainda iriam surgir quando Heather tem horríveis e confusos pesadelos, além de ouvir vozes oriundas da floresta. Para completar o clima de mistério, ela também descobre uma lenda local sobre um grupo de bruxas lideradas por Clara Thompson (Ivana Shein), que freqüentou a escola no passado causando uma série de transtornos. Porém, o ápice da sinistra atmosfera que cerca o lugar seria estabelecido com o desaparecimento inexplicável de algumas alunas, obrigando Heather a investigar a verdade dos fatos, enfrentar seus medos e lutar pela própria vida.

A Floresta” (The Woods, 2006) foi lançado em DVD no Brasil pela “Sony”. Dirigido por Lucky McKee (de “May – Obsessão Assassina”, 2002), e escrito por David Ross, é mais um interessante filme sobre bruxaria explorando alguns elementos sempre instigantes em roteiros de horror como o mal oculto numa floresta, o efeito perturbador de árvores amaldiçoadas e possuídas por fantasmas, e uma conspiração secreta e maligna para o sacrifício de jovens garotas. E tem também a presença do cultuado ator Bruce Campbell, o eterno Ashley de “The Evil Dead” (1982), que muitos anos depois de enfrentar a fúria de demônios kandarianos que atacaram uma cabana isolada no meio de uma floresta fantasmagórica, volta a enfrentar uma ameaça sobrenatural. Apesar de sua participação relativamente pequena, como o pai que tenta salvar sua filha atormentada pelos espíritos da floresta, ele sempre consegue despertar um interesse especial em qualquer filme graças ao seu carisma inconfundível.

“A Floresta” (The Woods, Estados Unidos, 2006) # 417 – data: 15/02/07 – avaliação: 7,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 16/02/07)