Aterrorizados (Altered, 2006)


“Não demorará muito tempo. Irá devorá-lo de dentro para fora. Verá sua carne cair, camada por camada. Doerá tanto, que o deixará louco, perigoso. Dentro de algumas horas, irá implorar para atirarmos nele, pois seus dedos estarão tão destruídos que não conseguirá puxar o gatilho.”

O jovem diretor cubano Eduardo Sanchez, um dos responsáveis juntamente com Daniel Myrick, pelo fenômeno “A Bruxa de Blair” (The Blair Witch Project, 1999), retornou em seu segundo trabalho por trás das câmeras, dessa vez sozinho na direção, com “Aterrorizados” (Altered, 2006), um filme de horror com elementos de ficção científica (ou vice-versa) e com roteiro de Jamie Nash explorando a temática de invasão alienígena, só que ao contrário de muitos filmes que abordam extraterrestres pacíficos, o caso aqui são alienígenas hostis, violentos e agressivos ao extremo.

No prólogo, um grupo de três homens, Duke (Brad William Henke), Cody (Paul McCarthy-Boyington) e Otis (Mike C. Williams), estão fortemente armados caçando alguma criatura estranha e muito ágil pela floresta (interpretada por Misty Rosas). Após uma perseguição noturna carregada de forte tensão, eles conseguem capturá-la numa armadilha, um imenso buraco camuflado no chão.
O grupo leva o perigoso ser (na verdade, um alienígena) para a casa de Wyatt (Adam Kaufman) e logo ficamos sabendo a origem dos fatos, onde eles tiveram uma experiência traumática há 15 anos, quando ainda adolescentes, sendo abduzidos por alienígenas hostis. Suas vidas após esse incidente caíram em ruínas, sendo desacreditados pelas pessoas e responsabilizados pela morte de um deles, o irmão de Cody, que não resistiu a uma transformação de seu corpo contaminado pelos alienígenas, algo que apenas Wyatt conseguiu superar, apesar de “alterado” (do título original). A partir daí, o grupo trava uma batalha contra a criatura, esperando uma vingança dos outros alienígenas, e ainda enfrentando a oposição e desconfiança da namorada de Wyatt, a bela Hope (Catherine Mangan), e do xerife Henderson (James Gammon).

“Aterrorizados” é aquele tipo de filme com um argumento básico de Ficção Científica (uma invasão extraterrestre), com fortes cenas de horror, não faltando uma generosa dose de tripas expostas, carne apodrecendo e sangue para todos os lados. O mais interessante na história é justamente a opção do roteirista em não explicar tudo facilmente, preferindo optar por revelações pausadas e sugestivas, deixando para o espectador um bom exercício de imaginação sobre a origem dos alienígenas, seus objetivos em nosso planeta e intenções com o grupo de homens abduzidos e depois devolvidos às suas vidas não mais normais como antes. E também, vale ressaltar a decisão acertada dos realizadores em apresentar criaturas de outro mundo como demônios completamente ameaçadores, assassinos e violentos.
O filme é curto (apenas 82 minutos) e é mais uma prova sobre o quanto ainda é possível com uma produção de baixo orçamento e muita criatividade e ousadia, contar uma história de horror com ficção científica, manipulando o imaginário de quem assiste e mostrando a dose certa e equilibrada de tensão, sangue e vísceras.
Foi lançado em DVD no Brasil pela “Imagem” em Setembro de 2007.

“Aterrorizados” (Altered, Estados Unidos, 2006) # 421 – data: 20/02/07 – avaliação: 8 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 21/02/07)