Premonição 3 (2006)


De todas as franquias desse início de século XXI no cinema de horror, uma que tem recebido destaque é “Premonição”, que se iniciou em 2000 e que teve mais duas seqüências, uma em 2003 e outra em 2006, “Premonição 3” (Final Destination 3), que entrou em cartaz nos cinemas brasileiros em 07 de Julho. Os três filmes tem a mesma premissa, ou seja, a idéia básica é comum em todos eles: uma premonição envolvendo um acidente violento faz com que parte das vítimas fatais seja impedida de participar da tragédia e conseqüentemente conseguindo salvar suas vidas, enganando a “morte”, que por sua vez, como se fosse uma entidade consciente, passa a perseguir os sobreviventes para reparar o erro.
Mas se os três filmes tem o mesmo tipo de argumento central, e ainda contam com clichês irritantes como a presença de alguns adolescentes idiotas e descartáveis entre os personagens (felizmente apenas fazendo os papéis de candidatos para morrerem de forma violenta), por que a franquia “Premonição” tem um certo destaque entre tantas outras? Na minha opinião, o destaque fica por conta justamente das longas e muito bem filmadas cenas dos acidentes, a explosão de um avião na decolagem no primeiro filme, uma catástrofe numa rodovia no filme seguinte, e uma tragédia num parque de diversões envolvendo uma montanha russa no terceiro episódio. E também por todas as cenas de assassinatos posteriores dos sobreviventes dos acidentes, sempre com os roteiros procurando apresentar mortes violentas e criativas. Esses são basicamente os motivos que diferem essa franquia da maioria dos filmes similares dentro do subgênero “horror adolescente”.

Em “Premonição 3”, dirigido por James Wong (o mesmo cineasta do original), e escrito por ele em parceria com Glen Morgan, a partir dos personagens criados por Jeffrey Reddick, um grupo de estudantes está comemorando a formatura numa noite de diversão num parque repleto de atrações para instigar a adrenalina. Entre eles estão dois casais de namorados, a bela Wendy Christensen (Mary Elizabeth Winstead) e Jason Robert Wise (Jesse Moss), e Kevin Fischer (Ryan Merriman) e Carrie Dreyer (Gina Holden), entre outros jovens com cérebro pouco desenvolvidos como as garotas Ashley Freund (Chelan Simmons) e Ashlyn Halperin (Chrystal Lowe), que gostam de exibir seus corpos esculturais, Frankie Cheeks (Sam Easton), um nerd que gosta de filmar tudo com sua câmera de vídeo, Lewis Romero (Texas Battle), um cara atlético também com cérebro reduzido em comparação com a massa muscular, o casal Ian McKinley (Kris Lemche) e Erin Ulmer (Alexz Johnson), e a irmã de Wendy, Julie Christensen (Amanda Crew).
As coisas passam a se complicar quando Wendy tem uma premonição onde visualiza um terrível acidente com ela e seus amigos na montanha russa. Confusa com a alucinação, ela tenta impedir os amigos de fazerem o passeio turbulento, mas somente alguns desistem. Com a confirmação do acidente, ela se une a Kevin, deixando de lado suas diferenças, e tenta alertar os outros sobreviventes do perigo a espreita, pois agora todos eles passam a ser candidatos a morrerem de forma violenta através de pistas deixadas em fotografias aleatórias tiradas no parque naquela noite fatídica, e tentam se organizar para defenderem suas vidas e enganar a morte novamente.

Pela sinopse acima, e para quem viu os outros dois filmes anteriores da franquia, podemos facilmente constatar que o argumento básico é realmente o mesmo, e que a única diferença está no tipo de acidente, nos assassinatos violentos dos sobreviventes e a forma deles tentarem escapar novamente da morte, sempre impiedosa e triunfante. Mas, mesmo sabendo a história central comum em todos os filmes, não podemos ficar indiferentes nas excepcionais cenas dos acidentes, carregados de tensão e violência, e também nas mortes bastante sangrentas nos eventos depois das tragédias. Por isso tudo, fico até imaginando como seria uma “Premonição 4”, pensando no tipo de acidente grave em que os roteiristas escolheriam...

Em tempo, vale citar algumas curiosidades:
* como as filmagens utilizaram locações no Canadá (inclusive o parque de diversões), a maior parte do jovem elenco é formada por canadenses.
* o veterano ator Tony Todd (da refilmagem “A Noite dos Mortos-Vivos”, 90, e “O Mistério de Candyman”, 92), que participou rapidamente dos dois filmes anteriores fazendo o papel de um personagem sinistro que trabalha num necrotério, Sr. William Bludworth, não apareceu neste terceiro episódio, numa decisão da dupla de roteiristas James Wong e Glen Morgan, que acharam que o misterioso personagem já não tinha mais motivos para continuar na franquia. Entretanto, ele participou emprestando sua voz cavernosa para a estátua do diabo que está na entrada da montanha russa.
* os personagens Lewis Romero e Jason Robert Wise tiveram seus nomes inspirados em personalidades conhecidas do cinema fantástico: Lewis vem do diretor Herschell Gordon Lewis (de bagaceiras como “Banquete de Sangue”, 63), Romero vem do pai dos mortos-vivos George Romero (responsável pelo clássico absoluto “A Noite dos Mortos-Vivos”, 68), e Robert Wise é o nome do diretor de pérolas como “O Túmulo Vazio” (45), “O Dia Em Que a Terra Parou” (51) e “Desafio ao Além” (63).

“Premonição 3” (Final Destination 3, 2006) # 390 – data: 10/07/06 – avaliação: 7,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 11/07/06)