O Terminal (2004)


Steven Spielberg, um dos mais famosos e bem sucedidos diretores da história do cinema de entretenimento, esteve de volta dessa vez com uma comédia romântica. “O Terminal” (The Terminal) entrou em cartaz nos cinemas brasileiros em 10/09/04 e apresenta um homem, Viktor Navorski (magistralmente interpretado por Tom Hanks), chegando de avião aos Estados Unidos em New York, vindo de um país fictício do leste europeu chamado Krakhozia, o qual havia entrado naquele instante numa grave crise política com uma violenta guerra civil e um golpe de Estado revolucionário.
Devido a esse fato, o estrangeiro perdeu sua cidadania, com o governo de seu país não sendo reconhecido nos Estados Unidos e ficando obrigado a permanecer e morar temporariamente dentro do terminal aéreo, dormindo no portão 67, um local em reformas. Lá, enquanto sua condição de imigrante ilegal não se resolve (um problema arrastado por nove meses), ele utiliza sua criatividade e habilidade com construção civil para conseguir emprego, e faz amizade com vários funcionários locais, entre eles o faxineiro indiano Gupta (Kumar Pallana), o carregador de malas Mulroy (Chi McBride) e o funcionário da alimentação dos aviões, Enrique (Diego Luna). Além de se apaixonar por uma bela comissária de bordo, Amelia Warren (Catherine Zeta-Jones), e enfrentar a intransigência do chefe de segurança do aeroporto, Frank Dixon (Stanley Tucci).
São duas horas de pura diversão em mais uma excelente performance de Tom Hanks, um dos grandes maiores atores de seu tempo, com críticas pertinentes ao sistema burocrático dos aeroportos. Curiosamente, uma das personagens, uma funcionária responsável pelo visto de liberação de saída do aeroporto, Delores (Zoe Saldana), revela-se uma fã fervorosa de “Star Trek”, e numa cena onde Dixon tenta explicar para Viktor sua condição fora do comum de imigrante ilegal por causa de uma incrível “fresta do sistema”, ele compara o fato a uma situação “Além da Imaginação”, numa referência à série clássica da televisão “The Twilight Zone” (ou “A Zona do Crepúsculo”), com suas histórias fantásticas e cheias de surrealismo.

“O Terminal” (The Terminal, 2004) # 373 – avaliação: 7,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 01/06/06)