O Mistério da Libélula (2002)


O Mistério da Libélula” (Dragonfly) é um filme de suspense com elementos sobrenaturais, estrelado por Kevin Costner e que entrou em cartaz nos cinemas brasileiros em 30/05/02.
Um médico de atendimentos de emergência, Joe Darrow (Costner), perde sua esposa também médica, Emily (Susanna Thompson), num acidente com um ônibus na Venezuela quando estava realizando um trabalho voluntário pela Cruz Vermelha Internacional para um povoado pobre de índios. Devido à instabilidade política local, eles tiveram que abandonar com urgência suas atividades e num momento de muita chuva o ônibus é atingido por um desmoronamento de pedras que o arremessou por um precipício caindo num rio, com todos os passageiros considerados mortos.
O corpo de Emily não é encontrado e o choque de sua morte repentina e ainda com o agravante de estar grávida, faz com que seu marido Joe tenha muitas dificuldades em aceitar a tragédia, procurando trabalhar quase sem parar para poder enfrentar a dor da perda de sua esposa.
Porém, seis meses após o acidente, ele começa a receber mensagens de Emily através dos antigos pacientes dela, crianças internadas com problemas graves de saúde. Quando elas tiveram experiências de quase morte, com suas consciências vagando no limite entre a vida e a morte caminhando na tênue linha que separa esses dois mundos, elas voltaram com mensagens de Emily para Joe, principalmente através de simbologias e a presença misteriosa de libélulas.
Uma vez tentando entender o novo ambiente fantástico ao seu redor e atormentado por visões sobrenaturais de sua esposa tentando comunicação, o médico Joe procura orientação com uma freira estudiosa dos fenômenos de “quase morte” e com seus amigos, principalmente a vizinha interpretada por Kathy Bates, que passou por situação similar e que procura sempre uma explicação lógica para os fatos. Mas para desvendar o real “mistério da libélula”, o médico terá mesmo é que viajar ao local do acidente de sua esposa e tentar descobrir os segredos que envolveram a sua morte e desaparecimento.
O filme é um suspense com algum interesse, principalmente pela interpretação segura de Kevin Costner num personagem em conflito entre a razão e a fé, através dos contatos sobrenaturais com sua esposa morta em condições trágicas, levantando questionamentos sobre sua própria sanidade e todos os elementos misteriosos envolvendo sua nova condição com a perda de alguém querido. Mas também inevitavelmente o filme apresenta alguns clichês característicos do gênero e um tradicional final feliz com situações inverossímeis, principalmente no desfecho encontrado para a solução do enigma envolvendo a morte da esposa do médico e as tentativas de comunicação dela com o mundo dos vivos.
Porém, de uma forma geral “O Mistério da Libélula” é mais um suspense sobrenatural com alguns bons momentos de diversão para os apreciadores não muito exigentes, trazendo o popular ator Kevin Costner envolvido com mistérios “do além”...

Observação: O filme foi exibido pela primeira vez na televisão aberta em 05/11/05, pela TV Globo, na sessão “Super Cine”, às 23:00 horas.

“O Mistério da Libélula” (Dragonfly, 2002) – avaliação: 6,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 26/05/06)