K-Pax - O Caminho da Luz (2001)


K-Pax – O Caminho da Luz” (K-Pax) é um drama com elementos de Ficção Científica que estreou nos cinemas brasileiros em 12/04/02, com uma dupla de ótimos atores encabeçando o elenco, Kevin Spacey e Jeff Bridges.
O filme conta a história de Prot (Spacey), um homem que aparece repentinamente numa estação de trens em New York e ao tentar ajudar uma senhora vítima de assalto é preso como suspeito por informar sua estranha origem: o distante planeta K-Pax. Recolhido pela polícia e encaminhado para um hospital psiquiátrico público, ele passa a ser paciente do Dr. Mark Powell (Bridges) com quem cria uma forte interação e relação de amizade.
Prot explica que veio de K-Pax, um planeta distante mil anos luz da Terra, viajando através da poderosa energia da luz, e seus conhecimentos em astronomia e supostas contribuições nas curas dos outros pacientes insanos do hospital conseguem confundir o psiquiatra que acaba considerando-o como o mais convincente dos loucos (ou não?). O Dr. Powell recorre então a sessões de hipnose com Prot e consegue descobrir informações importantes sobre seu passado obscuro que podem esclarecer a verdade.
“K-Pax” é um filme dramático com um tema central de Ficção Científica, na idéia de um alienígena visitando a Terra (ou um humano louco que acha que é de outro planeta), com um roteiro contado de forma cadenciada nas grandes interpretações de Spacey e Bridges, com diálogos interessantes e agradáveis que tornam os longos 120 minutos de projeção numa prazerosa atração.
A eterna dúvida sobre a real identidade de Prot permanece durante todo o filme, o que é um grande mérito do roteiro mantendo o interesse do espectador, podendo ter uma dupla interpretação no final.
Algumas cenas são memoráveis como quando Prot, que adora frutas de nosso planeta, participa de uma sessão de terapia com o Dr. Powell e devora com grande satisfação uma banana com casca e tudo e antes de terminar, com a boca ainda cheia, diz que pela banana que comeu já valeu a viagem até a Terra.
Curiosamente, o filme lembra um outro semelhante, “Starman – O Homem das Estrelas” (1984), dirigido pelo especialista John Carpenter, onde justamente o alienígena dessa vez é Jeff Bridges, que alega ter vindo de um outro mundo. Em “K-Pax” ele está do outro lado e é o psiquiatra que estuda o comportamento suspeito do “extraterrestre” Kevin Spacey.
Enfim, um filme agradável, com uma história suave, repleta de momentos poéticos e de fantasia, sem efeitos especiais, correrias, agitações. Tudo transcorre calmamente, com situações de interação com o público na tentativa de descobrir o segredo da real identidade do simpático Prot, alienígena ou louco?

Observação: O filme foi exibido pela primeira vez na televisão aberta em 18/12/04, pela TV Globo, às 23:00 horas na sessão “Super Cine”, que acontece aos sábados.

“K-Pax – O Caminho da Luz” (K-Pax, 2001) – avaliação: 7,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 24/05/06)