Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)


Em 23/11/01 chegou às telas dos cinemas a aguardada fantasia “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (Harry Potter and the Sorcerer´s Stone), primeiro filme baseado na famosa obra da escritora inglesa Joanne Kathleen Rowling, um dos maiores fenômenos da literatura infanto-juvenil atual.
Dirigido por Chris Columbus (de “O Homem Bicentenário”) e com atores experientes como Richard Harris, David Bradley, Maggie Smith e John Hurt (numa ponta), o filme traz as aventuras de um jovem garoto, Harry Potter (Daniel Radcliffe), órfão que vivia sendo maltratado pelos tios e que é convidado a freqüentar uma escola de magia num mundo alternativo chamado “Hogwarts”, povoado por duendes, feiticeiros, unicórnios, minotauros e todo tipo de criaturas típicas do universo da fantasia. Juntamente com seus amigos, Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson), eles se envolvem em diversas situações com uma rara e secreta pedra filosofal mágica que não poderia cair nas mãos do sombrio vilão Lord Voldemort, que necessitava de sua energia para se materializar.
Os efeitos especiais são muito bons, criando vida num mundo de imaginação e magia, com cenas de puro entretenimento como no curioso jogo “quadribol” onde os jogadores voam em suas vassouras; ou na seqüência da criatura gigante que fugiu da masmorra passeando pela escola (um castelo no melhor estilo gótico); ou nas cenas com o enorme e raivoso cão de três cabeças, que guardava o alçapão do porão que levava à pedra filosofal.
A fantasia voltou a ficar em evidência nos cinemas com esse primeiro filme da série Harry Potter, que já teve outros três episódios lançados com os subtítulos “A Câmara Secreta”, “O Prisioneiro de Azkaban” e “O Cálice de Fogo”, além da filmagem do épico “O Senhor dos Anéis”, baseado na obra literária do escritor J. R. R. Tolkien.

“Harry Potter e a Pedra Filosofal” (Harry Potter and the Sorcerer´s Stone, Estados Unidos, 2001) – avaliação: 6,0 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 22/05/06)