Cálculo Mortal (2002)


A bela atriz Sandra Bullock, que vinha aparecendo em várias comédias românticas, decidiu mudar um pouco de gênero optando por um papel mais dramático e acabou produzindo e atuando no thriller policial “Cálculo Mortal” (Murder by Numbers), que estreou nos cinemas brasileiros em 19/07/02, dirigido por Barbet Schroder.
O filme conta uma história que de certa forma já é conhecida e traz basicamente uma dupla de adolescentes entediados com a vida que resolvem cometer um assassinato planejado por diversão, desafiando a polícia a identificá-los. Isso já foi explorado por Alfred Hitchcock em 1948 em seu “Festim Diabólico” (Rope), cuja trama passa-se numa festa simples entre jovens amigos onde dois deles mataram um colega e o esconderam no mesmo local onde todos estavam reunidos, apenas pelo prazer do crime como um estímulo diferente em suas vidas.
Em “Cálculo Mortal”, algo similar acontece através do roteiro bem elaborado de Tony Gayton, onde dois colegas de escola, o inteligente e esquisito Justin Pendleton (Michael Pitt) e o popular, bonito e rico Richard Haywood (Ryan Gosling), decidem e planejam juntos o assassinato aleatório de uma moça, Olivia Lake (Krista K. Carpenter), após o sequestro de dentro de sua própria casa, livrando-se do cadáver jogando-o num local isolado próximo à cidade. Realizado de forma muito bem calculada, com implantação de pistas falsas, o crime parecia perfeito onde até o fornecedor de maconha para a escola, o faxineiro Ray (Chris Penn), acabou transformando-se em suspeito e incriminado graças ao bom desempenho do plano criado pelos estudantes.
Porém, uma detetive da divisão de homicídios, Cassie Mayweather (Sandra Bullock), e seu parceiro novato Sam Kennedy (Ben Chaplin), passam a investigar o caso e a experiência de Cassie, que descobrimos mais tarde ter tido graves problemas com seu ex-marido (o jovem mais bonito e popular do colégio) esfaqueando-a quase até a morte, faz com que ela desconfie dos adolescentes e seu possível envolvimento com o crime.
Existe a insinuação discreta de um envolvimento homossexual entre os dois estudantes, através principalmente do nível de cumplicidade entre eles culminando até no planejamento meticuloso de um assassinato, porém o surgimento de uma bela jovem, Lisa (Agnes Bruckner), também estudante do mesmo colégio, que pede ajuda ao “nerd” Justin para melhorar suas notas de Física, criando no rapaz uma atração sentimental pela moça, certamente abalou seu relacionamento com Richard.
Apesar das evidências investigadas aparentemente inocentarem os adolescentes, Cassie insiste na tese que eles tem participação no assassinato e aos poucos vamos acompanhando sua trajetória com uma detalhada investigação, enfrentando a resistência de seu chefe, Rod (R. D. Call), e de um ex-parceiro com quem teve problemas de relacionamento no passado, Al Swanson (Tom Verica), descobrindo elementos novos para o esclarecimento do crime, e após muitas reviravoltas na trama, culminando com um desfecho surpresa.
Como curiosidade interessante, temos uma rápida sequência onde o estudante Richard está em seu carro ouvindo a música “The Number of the Beast” da banda inglesa Iron Maiden, uma das maiores de Heavy Metal de todos os tempos, demonstrando que o rapaz apesar de sua arrogância insuportável, tem um bom gosto musical. Outro fato que merece destaque é que a dupla de estudantes utilizava para seus encontros e reuniões de planejamento do crime, um local digno de cenário para um filme de horror, uma grande casa em ruínas localizada no alto de um penhasco tendo como vista a imensidão do mar e um mortal desfiladeiro ao seu lado, constituindo-se num imóvel fascinante envolto num raro clima macabro.
Enfim, “Cálculo Mortal” é um suspense interessante que tem a bela Sandra Bullock no papel de uma detetive que enfrenta seus traumas do passado atuando na investigação de um homicídio bem planejado e executado por diversão, que tem uma solução difícil, e provando com sua insistência e habilidade que realmente “o crime não compensa”...

“Cálculo Mortal” (Murder By Numbers, 2002) – avaliação: 7 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 06/05/06)