Batman Begins (2005)


Sempre que tenho oportunidade eu revelo que não sou fã de quadrinhos de super heróis, e consequentemente não me desperta grande interesse ver os filmes adaptados dos quadrinhos. Entretanto, conferi nos cinemas a estréia de “Batman Begins” (o filme chegou ao Brasil em 17/06/05), e gostei bastante, principalmente pelo elenco extraordinário, misturando veteranos das telonas como Michael Caine, Morgan Freeman, Gary Oldman, Liam Neeson e Rutger Hauer, com jovens talentos como Christian Bale (de “Psicopata Americano”), na pele do mascarado “Batman”, e a bela Katie Holmes, como a idealista advogada da promotoria Rachel Dawes.
A história conta a origem do famoso herói justiceiro, combatendo o crime na fictícia cidade de Gotham, mostrando eventos trágicos de sua infância onde um jovem Bruce Wayne vê seus pais serem assassinados friamente por um assaltante. Transformado num herdeiro milionário, mas decepcionado com a injustiça que reina no mundo, ele viaja para o Oriente e encontra treinamento e conhecimento para ao retornar para sua cidade natal, poder se transformar secretamente no sinistro “Cavaleiro das Trevas”, e combater o crime auxiliado por equipamentos de moderna tecnologia.
Não faltam intensos momentos de ação recheados com efeitos especiais muito bem produzidos, numa direção segura de Christopher Nolan (de “Amnésia” e “Insônia”).
Porém, como todo filme pipoca, voltado para satisfazer a grande audiência, existem alguns excessos e exageros como na cena onde o policial bonzinho (Tenente Gordon) dirige o batmóvel descobrindo na raça seus segredos, ou aqueles inevitáveis momentos previsíveis e dispensáveis como o beijo do herói na mocinha...

“Batman Begins” (Batman Begins, 2005) – avaliação: 8,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 06/05/06)