Hammer - A Casa do Horror


No final dos anos 1950, o desgaste natural do cinema de Horror fez com que o gênero enfrentasse perdas significativas de audiência para a televisão. Nesse momento, a nostálgica produtora inglesa de filmes fantásticos “Hammer”, que entrou em atividade após a Segunda Guerra Mundial comandada por Michael Carreras e Anthony Hinds, surgiu com a idéia de revitalizar o gênero trazendo novamente às telas do cinema os famosos monstros sagrados “Drácula”, “Criatura de Frankenstein”, “Múmia”, “Fantasma da Ópera”, “Lobisomem”, entre outros, os quais haviam sido largamente filmados em preto e branco nas décadas anteriores pelo saudoso estúdio americano “Universal”, com Boris Karloff, Bela Lugosi e Lon Chaney Jr., entre outros.
Porém, dessa vez com fotografia em cores e o vermelho vivo do sangue, foram produzidos uma infinidade de clássicos como “A Maldição de Frankenstein” (57) e “O Vampiro da Noite” (58), lançando atores que se transformaram em ícones absolutos do Horror como Christopher Lee e Peter Cushing, e diretores e roteiristas que se tornaram nomes conhecidos no gênero como Terence Fisher, Val Guest, Jimmy Sangster, Freddie Francis, John Gilling, Roy Ward Baker e Alan Gibson, entre outros.
O primeiro filme do gênero fantástico da “Hammer” foi “Terror Que Mata” (The Creeping Unknown / The Quatermass Xperiment, 55), baseado numa série de TV de 1953, numa história misturando elementos de Ficção Científica e Horror e apresentando um astronauta que ao retornar de uma missão no espaço é dominado por um alienígena e se transforma num terrível monstro ameaçador para a humanidade. A partir daí, vieram dezenas de outros filmes que se imortalizaram dentro da história do gênero e que são cultuados até hoje, várias décadas depois, por uma legião imensa de fãs.
A maior característica de seus filmes era a ambientação com fascinantes cenários góticos, através de imponentes castelos repletos de aposentos imensos, cercados por uma floresta fantasmagórica, com cemitérios particulares e suas lápides de pedra e túmulos envoltos numa névoa sinistra, sem contar as pequenas aldeias de camponeses supersticiosos e constantemente assustados, os laboratórios cobertos de aparelhos elétricos, líquidos borbulhantes e tubos de ensaio, as famílias atormentadas por alguma antiga maldição, e o tradicional modo de vida aristocrático das damas e cavalheiros da época.
E o sucesso dos primeiros filmes do estúdio tem explicação em alguns fatores importantes como a fotografia colorida, a utilização de uma mesma equipe de produção e elenco, e o uso inteligente dos recursos disponíveis diminuindo os custos de produção.
O ápice de consagração da “Hammer” foi durante os nostálgicos anos 60, onde se concentrou a maioria de seus melhores filmes, sendo que de uma forma inevitável suas produções acabaram se desgastando com o passar dos anos, ao apresentar poucas novidades e um uso exagerado de fórmulas repetitivas e clichês exaustivamente explorados, perdendo gradativamente o interesse do público e culminando com uma safra de filmes de menor expressão a partir do início de 1970 até meados dessa década, com o fechamento do estúdio.
O grande rival da “Hammer” era a também famosa “Amicus”, responsável por diversos outros filmes igualmente maravilhosos, se especializando em antologias de várias histórias de horror contadas de forma independente ou amarradas a partir de um tema central, como “A Casa Que Pingava Sangue” (70), com a dupla Christopher Lee e Peter Cushing, e “Asilo Sinistro” (72), com episódios escritos por Robert Bloch.
Para tentar recuperar o prestígio perdido, a “Hammer” procurou algumas alternativas para os rumos de suas produções. A partir de 1970 foi lançada a chamada “trilogia Karnstein”, com filmes baseados na obra literária de Sheridan Le Fanu, iniciando uma nova fase do estúdio, considerada bastante ousada por mostrar pela primeira vez o erotismo de belas mulheres vampiras semi nuas em sensuais cenas de lesbianismo. Vieram então “Camilla, a Vampira de Karnstein / Os Amantes Vampiros” (The Vampire Lovers, 70), dirigido por Roy Ward Baker e com Peter Cushing e a bela Ingrid Pitt, seguido no ano seguinte por “Luxúria de Vampiros” (Lust For a Vampire, de Jimmy Sangster), com a beleza inigualável de Yutte Stensgaard, e “As Filhas de Drácula” (Twins of Evil, de John Hough), com as gêmeas Madeleine e Mary Collinson e o sempre presente Peter Cushing.
Outra alternativa adotada pela “Hammer” foi alterar a tradicional ambientação gótica de seus filmes tradicionais de vampiros transportando as ações para um tempo mais moderno, atualizado com a época da produção, trocando os castelos, as pequenas e isoladas aldeias e as carruagens pelos enormes prédios e automóveis da tumultuada vida urbana da Inglaterra dos anos 70. Surgiram então filmes como “Drácula no Mundo da Mini Saia” (Dracula AD 1972) e “Os Ritos Satânicos de Drácula” (73), que não tiveram a receptividade esperada, contribuindo para que a produtora encerrasse suas atividades poucos anos depois.
Porém, em 1980 a “Hammer” lançou uma série de televisão chamada “A Casa do Terror” (Hammer House of Horror), com a exibição de 13 episódios de aproximadamente cinqüenta minutos de duração cada, em produções típicas para a TV, apresentando interessantes histórias de horror. Do total, 9 episódios foram lançados em 3 DVDs no Brasil pelo selo “Dark Side” da “Works Editora” (o volume 4, com os últimos 4 episódios, não foi lançado).
Abaixo segue uma listagem com filmes da “Hammer” dentro do gênero fantástico (FC / Horror / Suspense) que foram lançados no Brasil, seja na televisão ou mercado de vídeo VHS ou DVD. No caso de DVD, os filmes estão marcados com um (*). A lista contém o nome nacional, título original, ano de produção e o diretor.
Nome nacional
Nome original
Ano
Direção

Terror Que Mata
The Creeping Unknown / The Quatermass Xperiment
1955
Val Guest
O Estranho de Um Mundo Perdido
X, The Unknown
1956
Leslie Norman
O Monstro do Himalaia
The Abominable Snowman
1957
Val Guest
A Maldição de Frankenstein (*)
The Curse of Frankenstein
1957
Terence Fisher
Usina de Monstros
Quatermass 2 / Enemy From Space
1957
Val Guest
O Vampiro da Noite (*)
Horror of Dracula
1958
Terence Fisher
A Vingança de Frankenstein
The Revenge of Frankenstein
1958
Terence Fisher
O Cão dos Baskervilles (*)
The Hound of the Baskervilles
1959
Terence Fisher
A Múmia
The Mummy
1959
Terence Fisher
O Homem Que Enganou A Morte
The Man Who Could Cheat Death
1959
Terence Fisher
As Noivas do Vampiro (*)
The Brides of Dracula
1960
Terence Fisher
O Monstro de Duas Caras
The Two Faces of Dr. Jekyll
1960
Terence Fisher
A Maldição do Lobisomem
The Curse of the Werewolf
1961
Terence Fisher
Um Grito de Pavor
Taste of Fear
1961
Seth Holt
A Patrulha Fantasma / Criaturas da Noite
Captain Clegg / Night Creatures
1962
Peter Graham Scott
O Fantasma da Ópera (*)
The Phantom of the Opera
1962
Terence Fisher
O Beijo do Vampiro
Kiss of the Vampire
1963
Don Sharp
A Velha Casa Assombrada
The Old Dark House
1963
William Castle
O Mundo os Condenou / Os Malditos
The Damned / These Are the Damned
1963
Joseph Losey
Paranóico
Paranoiac
1963
Freddie Francis
O Maníaco
Maniac
1963
Michael Carreras
A Maldição da Múmia
The Curse of the Mummy's Tomb
1964
Michael Carreras
O Monstro de Frankenstein (*)
The Evil of Frankenstein
1964
Freddie Francis
A Górgona
The Gorgon
1964
Terence Fisher
Cilada Diabólica
Nightmare
1964
Freddie Francis
Nas Garras do Ódio
The Nanny
1965
Seth Holt
A Deusa da Cidade Perdida
She
1965
Robert Day
Fanatismo Macabro
Fanatic
1965
Silvio Narizzano
Terrível Pesadelo
Hysteria
1965
Freddie Francis
Drácula – O Príncipe das Trevas (*)
Dracula – Prince of Darkness
1966
Terence Fisher
Um Milhão de Anos A.C. / Mil Séculos Antes de Cristo
One Million Years B.C.
1966
Don Chaffey
Epidemia de Zumbis (*)
The Plague of the Zombies
1966
John Gilling
Rasputin – O Monge Louco
Rasputin – The Mad Monk
1966
Don Sharp
A Serpente (*)
The Reptile
1966
John Gilling
Bruxa, A Face do Demônio / A Face do Demônio (*)
The Witches / The Devil’s Own
1966
Cyril Frankel
...E Frankenstein Criou a Mulher / Frankenstein Criou a Mulher (*)
Frankenstein Created Woman
1967
Terence Fisher
O Sarcófago Maldito / A Mortalha da Múmia (*)
The Mummy's Shroud
1967
John Gilling
Uma Sepultura na Eternidade
Five Million Years to Earth / Quatermass and the Pit
1967
Roy Ward Baker
Mulheres Pré-Históricas
Slave Girls / Prehistoric Women
1967
Michael Carreras
As Bodas de Satã
The Devil Rides Out
1968
Terence Fisher
Drácula – O Perfil Do Diabo
Dracula Has Risen From the Grave
1968
Freddie Francis
Jornada do Terror
Journey Into Midnight
1968
Roy Ward Baker & Alan Gibson
O Continente Esquecido
The Lost Continent
1968
Michael Carreras
O Aniversário
The Anniversary
1968

A Vingança da Deusa
The Vengeance of She
1968
Cliff Owen
Frankenstein Tem Que Ser Destruído (*)
Frankenstein Must be Destroyed
1969
Terence Fisher
Gangsters na Lua
Moon Zero Two
1969
Roy Ward Baker
O Sangue de Drácula
Taste The Blood of Dracula
1970
Peter Sasdy
Horror de Frankenstein (*)
The Horror of Frankenstein
1970
Jimmy Sangster
O Conde Drácula (*)
Scars of Dracula
1970
Roy Ward Baker
Carmilla – A Vampira de Karnstein / Os Amantes Vampiros (*)
The Vampire Lovers
1970
Roy Ward Baker
Quando os Dinossauros Dominavam a Terra
When Dinosaurs Ruled the Earth
1970
Val Guest
Sangue no Sarcófago da Múmia (*)
Blood From the Mummy's Tomb
1971
Seth Holt & Michael Carreras
A Condessa Drácula (*)
Countess Dracula
1971
Peter Sasdy
Criaturas que o Mundo Esqueceu
Creatures the World Forgot
1971
Don Chaffey
O Médico e a Irmã Monstro (*)
Dr. Jekyll and Sister Hyde
1971
Roy Ward Baker
As Mãos do Estripador (*)
Hands of the Ripper
1971
Peter Sasdy
Luxúria de Vampiros (*)
Lust for a Vampire
1971
Jimmy Sangster
As Filhas de Drácula (*)
Twins of Evil
1971
John Hough
Demônios da Mente (*)
Demons of the Mind
1972
Peter Sykes
Drácula no Mundo da Minissaia
Dracula A.D. 1972
1972
Alan Gibson
O Circo dos Vampiros / O Vampiro e a Cigana (*)
Vampire Circus
1972
Robert Young
Capitão Cronos
Kronos / Captain Kronos / Vampire Hunter
1973
Brian Clemens
Os Ritos Satânicos de Drácula (*)
The Satanic Rites of Dracula / Count Dracula and His Vampire Bride
1973
Alan Gibson
A Lenda dos Sete Vampiros
The Legend of the Seven Golden Vampires
1974
Roy Ward Baker
Uma Filha Para o Diabo (*)
To the Devil a Daughter
1976
Peter Sykes
(*) Em DVD no Brasil

Observações:
1) Outros filmes, de gêneros diferentes (alguns ainda não lançados no Brasil): “The Stranglers Of Bombay”, de Terence Fisher (60), “The Full Treatment / Stop Me Before I Kill”, de Val Guest, “Shadow of the Cat”, de John Gilling, “The Terror of the Tongs”, de Anthony Bushell (todos de 61), “Num Crescendo de Violência” (Crescendo, 70), de Alan Gibson, “A Vida Íntima de Um Anormal” (Straight on Till Morning, 72), psycho-thriller de Peter Collinson, “Um Grito Dentro da Noite” (Fear in the Night, 72), de Jimmy Sangster, “Frankenstein and the Monster From Hell”, de Terence Fisher (73), “Me Chamam O Destruidor” (Shatter, 74), policial de Michael Carreras e Monte Hellman (74), “Mistérios na Bavária” (The Lady Vanishes, 79), thriller de espionagem dirigido por Anthony Page (refilmagem de “A Dama Oculta”, 1938, de Alfred Hitchcock) e lançado em VHS no Brasil.
2) A série de TV “A Casa do Terror” (Hammer House of Horror, 1980), com 13 episódios de 50 minutos cada, foi lançada em 3 DVD´s pelo selo “Dark Side”, da “Works Editora”, totalizando 9 episódios, sendo que o volume 4 (com os últimos 4 episódios não foi lançado).

“Hammer – A Casa do Horror” # 241 – data: 20/04/04
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 28/03/06)