Gosto de Sangue (Blood Simple, 1984)


O mundo é cheio de gente que reclama. O fato é que nada vem garantido. Agora não me interessa se você é o papa de Roma, o Presidente dos Estados Unidos ou mesmo o Homem do Ano, alguma coisa sempre pode dar errado. Agora vá em frente, reclame, conte seus problemas ao seu vizinho, peça ajuda, e o veja fugir. Agora, lá na Rússia eles planejam um jeito para que todos se ajudem, pelo menos, é a teoria deles. Eu só sei do Texas, e aqui embaixo... você está sozinho.
– reflexões de um detetive particular

Os anos 80 do século passado presenteou-nos com muitos filmes interessantes e significativos como por exemplo “Gosto de Sangue” (Blood Simple, 1984), trabalho de estréia escrito e dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Coen, e estrelado por John Getz, Dan Hedaya, Frances McDormand e M. Emmet Walsh. É um típico thriller cheio de mistérios e surpresas no melhor estilo dos filmes noir das décadas de 40 e 50, o qual já havia sido lançado no mercado brasileiro de vídeo VHS pela “F. J. Lucas”, e que cuja versão do diretor foi lançada em Março de 2005 em DVD por aqui pela “Europa”.

Na história, o proprietário de um bar noturno, Julian Marty (Dan Hedaya, de “A Família Addams” / 91), contrata um detetive particular, Loren Visser (M. Emmet Walsh, de “Criaturas” / 86), para investigar a esposa Abby (Frances McDormand, em seu primeiro filme, e que faria depois outros como “Darkman” / 90), que estava tendo um caso amoroso com o barman Ray (John Getz, de “A Mosca”). Após descobrir a traição de sua esposa, Marty deseja vingança e paga ao detetive para matá-la juntamente com o amante. A partir daí, começa uma série de reviravoltas, revelações e confusões envolvendo todos eles até culminar num desfecho eletrizante.

"Gosto de Sangue" garante bons momentos de entretenimento com uma história que prende a atenção do início ao fim, num roteiro bem construído a partir de uma ideia simples de traição e assassinato, onde uma série de eventos equivocados acaba causando uma enorme confusão fazendo com que os protagonistas se voltem uns contra os outros. O que poderia ser um simples caso de detetive investigando adultério, repleto de clichês, um tema explorado à exaustão pelo cinema, transformou-se numa trama complexa de assassinato e confusão crescente que consegue envolver o espectador satisfatoriamente. O quarteto de atores principais esteve muito bem, destacando o veterano M. Emmet Walsh, um rosto mais conhecido por suas inúmeras participações em filmes “B”, e que encarnou um detetive particular do Texas de forma engraçada e debochada, sem contar que sua importância na história é fundamental para estabelecer os rumos e destinos dos outros protagonistas.

Não aponte uma arma para ninguém, a menos que queira atirar, e se atirar, certifique-se de que está morto. Porque se ele não estiver, vai se levantar e tentar matar você. Foi a única coisa boa que nos ensinaram no Exército.
– Ray (barman)

“Gosto de Sangue” (Blood Simple, Estados Unidos, 1984) # 372 – data: 12/02/06 – avaliação: 7,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 13/02/06)