Contato Alienígena (2003)


O que vamos fazer com ele quando o acharmos?”, pergunta a pesquisadora Shelly Klein. A resposta veio do cientista Dr. Alexi Gierach, “A questão é: o que ele vai fazer conosco?

Esse simples diálogo entre pessoas da ciência trabalhando numa estação de pesquisas na Antártida, quando entraram em contato com uma criatura alienígena resgatada num bloco de gelo, reflete bem uma idéia interessante sobre qual seria a posição da humanidade em relação ao resto do Universo. Esse é um dos temas abordados no thriller de Ficção Científica “Contato Alienígena” (Alien Hunter, 2003), lançado no mercado brasileiro de vídeo VHS e DVD.
O filme é mais um entre a imensa quantidade de produções que exploraram em seus roteiros histórias envolvendo contatos com extraterrestres e conspirações governamentais para esconder os fatos, no melhor estilo da série de TV “Arquivo X”, sendo escolhido nesse caso mais uma versão para o famoso incidente de Roswell acontecido em 1947 no deserto do Novo México, nos Estados Unidos, onde supostamente ocorreram eventos misteriosos num contato com algo que não seria do nosso planeta.

“Contato Alienígena” tem um pequeno prólogo ambientado justamente em Roswell em 1947, onde uma estranha frequência de rádio fora captada por várias pessoas e um rádio-amador em especial, Gordon Osler (Bert Emmett), decide investigar a origem dos sinais, acompanhado de seu cachorro, indo de jipe até uma clareira onde visualiza uma série de luzes e fumaça, entrando em contato com algo desconhecido e assustador.
A ação se volta então para os dias atuais mostrando a aula de um professor de comunicação da Universidade de Berkeley, na California, Julian Rome (James Spader), que no passado foi um importante e famoso criptologista do extinto programa S.E.T.I. (Search for Extraterrestrial Intelligence), um projeto cancelado e que era financiado pela N.A.S.A. com o objetivo de procurar inteligência extraterrestre decifrando possíveis contatos similares a sinais de rádio, vindos do espaço.
Paralelamente, na base científica subterrânea de “Rundell Peak”, na Antártida, um outro projeto de pesquisas da N.A.S.A., dessa vez voltado para a agrigenética, ou seja, o uso de engenharia genética em experiências botânicas na criação de milho, trigo e outros cereais, um objeto do tamanho de um carro é encontrado congelado nas proximidades, descoberto através da emissão de fortes e intensos sinais que eram captados em diversos locais do mundo. A estação de pesquisas é coordenada pelo Dr. Alexi Gierach (Nikolai Binev), um famoso geneticista que trabalha com uma equipe formada por outras nove pessoas, sendo cinco homens, entre eles, o cético Dr. Michael Straub (John Lynch) e os oficiais de comunicação Grisham (Carl Lewis) e manutenção Abell (Stuart Charno), além de mais quatro mulheres, a Dra. Katherine Brecher (Janine Eser), com quem Julian teve um romance no passado, e as pesquisadoras Nyla Olson (Leslie Stefanson), Shelly Klein (Aimee Graham) e Dacia Petrov (Svetla Vasileva).
Através do Dr. John Bachman (Roy Dotrice), reitor da universidade de Berkeley, o especialista em comunicação Julian é convidado a ir até a estação científica no Pólo Sul para investigar o misterioso objeto dentro do bloco de gelo, chegando de avião durante uma forte tempestade, juntamente com os pilotos interpretados por Anthony Crivello e Kaloian Vodenichrov.
Enquanto isso, uma típica conspiração governamental em Washington, responsável por ocultar o incidente ocorrido em Roswell, reúne novamente um grupo de militares e agentes para estudar a possibilidade de relação entre os eventos acontecidos em 1947 e a descoberta do bloco de gelo que emite sinais de rádio similares.
Com a ruptura do objeto congelado e a revelação da existência de uma terrível ameaça em seu interior, o grupo de pesquisadores tem que lutar por suas vidas e evitar que uma contaminação mortal possa se espalhar para o resto do mundo.

“Contato Alienígena” é um thriller de FC com elementos de horror que mantém a atenção e o interesse com um argumento atrativo, apesar de ser um clichê já bastante explorado e visto em muitos filmes anteriores. A descoberta e contato com uma criatura alienígena ameaçadora em meio a uma típica conspiração governamental sempre é um tema que rende boas histórias, e no filme podemos encontrar significativas doses de suspense em sequências de pura claustrofobia, onde um grupo de pessoas se encontra num ambiente fechado e isolado numa região de difícil acesso, convivendo com uma criatura que não é deste mundo, sem saber sobre suas intenções, e enfatizando o significado do diálogo entre o Dr. Gierach e a assistente Shelly, reproduzido no início desse texto. Quem é a caça e quem é o caçador? E a resposta pode ser a escolhida por Julian, “... depende da cadeia alimentar...”.
De negativo temos a quase sempre inevitável presença de um personagem inconveniente que leva a fama de vilão da história, ficando dessa vez o papel para o geneticista Dr. Michael Straub, que inicialmente não acredita e ainda faz brincadeiras irônicas com a possibilidade do bloco de gelo abrigar uma criatura alienígena, e depois passa a agir de forma irresponsável pensando em apenas salvar sua própria vida em detrimento do resto da equipe.
O filme não centra seus objetivos em cenas de mortes violentas, muito pelo contrário, isso é totalmente secundário. O que mais faz de “Contato Alienígena” uma interessante diversão, apesar dos clichês, são suas intenções em especular sobre o famoso incidente em Roswell, sobre a existência de raças alienígenas que visitam regularmente a Terra, sobre o fato de que não somos os únicos seres inteligentes do Universo, e sobre as conspirações governamentais que escondem da opinião pública a verdade que está lá fora (aqui, uma homenagem à “Arquivo X”, de onde não resisti a citação).

O nome nacional do filme até que não foi mal escolhido, porém seria bem melhor se simplesmente traduzissem o original “Alien Hunter” para “Caçador de Alienígenas”, um título que fora dado à função do Prof. Julian Rome quando ainda trabalhava no projeto de procura por inteligência extraterrestre, algo como uma “caça de alienígenas”. Um outro nome original adotado de forma alternativa foi “The Beacon”, que traduzindo seria algo como um sinal de advertência.
Seguem algumas curiosidades do elenco. O famoso atleta negro Carl Lewis, muito conhecido por seus resultados expressivos em corridas de velocidade, e agora aposentado nessa função, aparece como ator no papel do oficial de comunicações Grisham. O próprio diretor Ron Krauss e o desenhista de produção William Ladd Skinner aparecem também em pequenas pontas. Mas o destaque maior das curiosidades é a presença muito rápida do veterano ator Keir Dullea, nascido em 1936, que foi o astronauta Dr. Dave Bowman no clássico “2001: Uma Odisséia no Espaço” (1968), de Stanley Kubrick, e também na continuação “2010: O Ano Em Que Faremos Contato” (1984), além de ter sido um dos protagonistas, no papel de Devon, da nostálgica série de TV “Starlost” (1973), criada pelo escritor Harlan Ellison.

“Contato Alienígena” (Alien Hunter, 2003) # 264 – data: 10/07/04 – avaliação: 7 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 01/02/06)

“Contato Alienígena” (Alien Hunter, Estados Unidos, 2003). Duração: 92 minutos. Direção de Ron Krauss. Roteiro de J. S. Cardone, a partir de história de J. S. Cardone e Boaz Davidson. Produção de Scott Einbinder e Carol Kottenbrook. Produção Executiva de Avi Lerner. Fotografia de Darko Suvak. Música de Tim Jones. Edição de Amanda I. Kirpaul. Desenho de Produção de William Ladd Skinner. Efeitos Especiais de Willie Botha e Brian Wade. Efeitos Visuais de Simeon Asenov. Elenco: James Spader (Prof. Julian Rome), Janine Eser (Dra. Katherine Brecher), John Lynch (Dr. Michael Straub), Nikolai Binev (Dr. Alexi Gierach), Leslie Stefanson (Nyla Olson), Aimee Graham (Shelly Klein), Stuart Charno (Abell), Carl Lewis (Grisham), Svetla Vasileva (Dacia Petrov), Roy Dotrice (Dr. John Bachman), Bert Emmett (Gordon Osler), Velimer Velev (Alienígena), Anthony Crivello, Kaloian Vodenichrov, George Stanchev, Rufus Dorsev, Woody Schultz, Keir Dullea.